2020/02/19

Notícias do dia

Apple AirTags só devem chegar com o iPhone 12; Samsung Galaxy Z Flip não resiste ao pó; nas promoções temos um módulo Sonoff Basic a €4; e a Xbox One X a €299.99; homem levanta voo com asas a jato; baterias lithium-sulfur prometem revolução na autonomia; e investigador propõe salário em troca dos nossos dados.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos novo passatempo do gadget da semana, que esta vez te pode valer uma pen USB-C 2-em-1 da BlitzWolf que podes usar em PCs e smartphones.

Developer acusa iOS de ser adware



Um engenheiro de software do Reddit não teve papas na língua e acusa a Apple de ter abusado da publicidade intrusiva ao ponto de considerar que o iOS é adware. Em causa põe a publicidade apresentada de forma intensiva de serviços como o Apple Music, Apple TV+, Apple News+, Apple Card, Apple Arcade, e também nas pesquisas da App Store. Publicidade que muitas vezes viola as próprias regras que a Apple duramente aplica aos demais developers.

É um panorama que ele diz que passa despercebido à maioria dos utilizadores, pois quem subscreve estes serviços deixa de a ver; mas confesso que mesmo não sendo subscritor destes serviços, não tenho ideia de alguma vez ter sido "bombardeado" com publicidade que me parecesse excessiva (e não me parece abusivo que se abrir a app do serviço Apple Music, ou Apple TV, me seja recomendado que adira ao serviço no caso de não o ter). Mas, não deixa de ser uma perspectiva válida.


Facebook testa News Feed com tabs



O Facebook parece estar prestes a remodela a forma como apresenta o seu feed de notícias, passando a apresentar três secções / tabs diferenciadas: relevantes, recentes e já vistas.

Poderá ser uma forma de facilitar a utilização do feed por quem fica frustrado pela sua falta de dinamismo na forma como são apresentadas as notícias, ou que frequentemente desespera para encontrar algo que já tinha visto antes mas que não consegue voltar a encontrar.


Windows 10X corre apps Win32 via RDP



O Windows 10X quer ser uma reivenção do Windows que cimente a plataforma para as próximas décadas, sem abandonar a compatibilidade com todo o historial de programas tradicionais - e a forma como o consegue é bastante curiosa. Quando se executa um programa Win32 tradicional, o mesmo é executado num "container" completamente isolado que contém basicamente todo um sistema Windows, e com o qual se interage e é exibido via RDP.

É um conceito interessante e que abre potencialidades curiosas a longo prazo; sendo que teoricamente nada impediria de fazer o mesmo para se correrem apps de qualquer outra plataforma: Linux, macOS, ou até Android e iOS.


Spotify expande apresentação de letras sincronizadas nas músicas



Quem gostar de tirar dúvidas sobre o que os seus artistas preferidos estão realmente a cantar vai gostar de saber que o Spotify está finalmente a expandir a activação da funcionalidade de apresentação das letras sincronizadas das músicas.

A funcionalidade, fornecida pelo Musicxmatch, não está disponível para todas as músicas, mas as que estão disponíveis surgem com um indicador "lyrics" na playlist. Depois, basta ir seguindo a música em estilo karaoke... ou então continuar a desfrutar das mesmas sem passar vergonha a tentar cantá-las. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)