2020/02/05

Vodafone e NOS vão partilhar rede móvel


Depois da partilha da infraestrutura para as ligações fixas, a Vodafone e a NOS expandem a sua aliança para a rede móvel.

A Vodafone Portugal e a NOS assinaram uma “Carta de Intenções” com vista à celebração de um acordo de partilha de ativos móveis de abrangência nacional, garantindo assim maior eficiência e rapidez na cobertura do território nacional. O propósito deste acordo é definir um modelo de investimento sustentável, que permita uma maior e mais rápida cobertura do território nacional.

A Vodafone e a NOS acreditam que o acordo a celebrar se traduzirá num maior benefício para os seus Clientes, melhorando a cobertura nacional e a qualidade do serviço prestado. Ambas as empresas garantirão total independência na definição e prestação dos serviços aos seus clientes, não partilhando espectro e mantendo o controlo estratégico das suas redes.

A Vodafone e a NOS negociarão em regime de exclusividade com vista a atingir um acordo definitivo em Junho de 2020.


O efeito prático desta parceria será exactamente aquela que muitos clientes esperam há anos. Ou seja, se um cliente NOS estiver numa zona onde existia fraca cobertura do seu operador mas que tenha uma boa ligação da Vodafone, poderá esperar uma melhoria substancial da sua ligação; e o mesmo aplicando-se no caso das zonas onde a NOS tivesse melhor cobertura que a Vodafone.

... De resto, a partilha deste tipo de infraestruturas quase deveria ser "obrigatória", sendo completamente ridículo que por vezes se assista aos "amontoados" de antenas montadas lado a lado, cada uma para o seu operador...

10 comentários:

  1. Em 2017:
    https://www.publico.pt/2017/09/29/economia/noticia/nos-e-vodafone-portugal-assinam-acordo-de-partilha-de-infraestrutura-1787216

    Estas movimentações são (creio eu) fictícias, para ir distraindo os consumidores e tentar criar artificialmente algum valor.
    Vamos ver se terei razão... tal como há três anos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a essa parceria a minha freguesia não só tem fibra como temos a escolha entre a vodafone e a NOS. Por isso não, não só nao são fictícias como são uma mais valia para o consumidor. Espero que esta parceria faça o mesmo na rede móvel visto que o sinal 4G na minha freguesia é bem melhor na Vodafone do que na NOS.

      Eliminar
    2. Eu posso responder o contrário: há muito que tenho antena da NOS, e a Vodafone colocou a deles em meados do ano passado, portanto mais de dois anos depois da hipotética partilha de antenas.

      Eliminar
    3. A partilha existente (pelo menos nas aldeias) existe na partilha da Fibra (instalada nos postes EDP).

      Eliminar
    4. A partilha iniciada em 2017 referia-se apenas à infraestrutura para ligações fixas, não era referente a antenas - que será a partir de Junho deste ano.

      Eliminar
    5. Esta parceria é também alargada à infra-estrutura móvel, "onde está assegurada a partilha mínima de 200 torres móveis".

      ESTÁ LÁ NO ARTIGO... É SÓ LER!

      Eliminar
    6. Amigo, fala em torres, não em antenas ou infraestruturas, são coisas diferentes, a vodafone partilha centenas de postes com os demais operadores, esta notícia de agora fala em partilhar infraestrutura, logo agora sim falamos de antenas partilhadas o que será uma enorme mais valia para os clientes

      Eliminar
  2. Então a NOS vai passar também a bloquear os IP dos streams pirata, é isso?

    ResponderEliminar
  3. Lá se vai a qualidade de rede da Vodafone

    ResponderEliminar