2020/03/18

Alertas SMS da Protecção Civil não chegam a cartões NOS com pagamento pendente


O cenário de pandemia do coronavirus volta a demonstrar como a opção pelos alertas via SMS da Protecção Civil foi desajustada (face à opção "Cell Broadcast"), sendo que esses alertas nem sequer chegam aos clientes NOS que tiverem pagamento pendente.

O sistema de alertas via SMS tem sido um verdadeiro desastre. Não só estes SMS podem ser facilmente falsificados (e com os operadores a dizerem que "não podem fazer nada" quanto a isto), como podem também demorar horas a chegarem a todas as pessoas... ou melhor dizendo, nem a todas.





Ao contrário do que aconteria com o Cell Broadcast, que até chegaria a smartphones sem cartão SIM instalado, os SMS de alerta (relativamente ao coronavirus, neste caso) só chegam a smartphones com cartões SIM funcionais - e, por algum motivo, a NOS estará a impedir que cheguem aos cartões que estejam em situação de saldo pendente. Um cenário que a NOS deveria esclarecer, já que os outros operadores parecem continuar deixar a receber SMS mesmo em situação de saldo em falta, e estamos a falar de mensagens de alerta que poderão ser de importância de extrema.

... Assim, não admira que a Protecção Civil até chegue ao ponto de reconhecer que este seu sistema não será o mais eficaz... mas poderia ser, se tivessem optado pelo Cell Broadcast, que seria a ferramenta ideal para esta função.

2 comentários:

  1. Sempre que recebo um SMS da protecção civil reviro os olhos com a estupidez de se torrar dinheiro nesta parvoíce. Pior é que não sei se a ideia dos SMS é por ignorância da existência do Cell Broadcast, ou se é um esquema para desviar dinheiro dos impostos para as telecoms, ambas as hipóteses são plausíveis...

    ResponderEliminar
  2. Negociatas em tempo de crise.
    Deveria ser crime.
    Pouca vergonha.

    ResponderEliminar