2020/03/19

Notícias do dia

Simulador de uso de papel higiénico dá estimativa de quanto durará o stock doméstico; Sony revela detalhes da PS5; Apple apresenta novo iPad Pro com LIDAR e Magic Keyboard via comunicado; Festival de Primavera no Steam traz 59 jogos indie para experimentar; Popcorn time está de regresso em época do coronavirus; SpaceX lança mais 60 satélites Starlink mas volta a falhar aterragem.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez tem um powerbank solar para oferecer.

Vodafone regista aumento de 50% no uso da internet nalguns países europeus



Sem grandes surpresas, as medidas de contenção para evitar o contágio do coronavirus que fazem com que grande parte da população fique em casa e reduza as saídas ao estritamente necessário, têm-se feito sentir na utilização da internet. A Vodafone UK revelou que já registou um aumento de 30 na utilização de dados no Reino Unido, e que em vários países europeus a utilização aumentou 50%.

É perfeitamente natural, quer seja em resultado do aumento do número de pessoas em tele-trabalho (com muito recurso às video-conferências), quer por haver mais pessoas a optarem por ficarem em casa à noite em vez de saírem, e quase inevitavelmente acabando por recorrer aos serviços de streaming para verem séries e filmes.

Curiosamente, parece que a UE está a pedir à Netflix para reduzir a qualidade máxima dos streams para reduzir o tráfego... provavelmente não percebendo que a Netflix há muito que disponibiliza as suas boxes aos operadores precisamente para isso.


Microsoft Teams vai reduzir o ruído de trabalhar em casa

Aproveitando o aumento de utilizadores do seu Microsoft Teams nesta altura em que o coronavirus tem causado um aumento substancial do trabalho remoto, a Microsoft anuncia uma série de novidades para esta sua ferramenta. Os utilizadores poderão contar com coisas como a remoção do ruído de fundo usando AI, que promete ser capaz de eliminar o barulho de animais de estimação ou de crianças, que se torna inevitável para muitas das pessoas que trabalham em casa.

Infelizmente, é algo que só chegará "mais tarde este ano", pelo que poderá já não apanhar todos aqueles que por agora representaram um aumento de 40% na utilização do serviço numa questão de semanas. Por outro lado, ainda teremos que esperar para ver o eventual impacto mais duradouro da utilização - por agora forçada - do tele-trabalho. Muitas empresas e trabalhadores podem descobrir que será mais vantajoso mantê-lo, mesmo após a pandemia de coronavirus ter passado.


SpaceX pode fazer primeiro lançamento com astronautas em Maio



Algo que parece não estar a ser afectado pelo coronavirus são os planos para o primeiro lançamento com astronautas pela SpaceX, com a cápsula Crew Dragon. Tudo parece estar a postos para que isso possa acontecer a partir do meio do próximo mês de Maio.

Resta esperar que a investigação feita ao recente lançamento Starlink com aterragem falhada não cause atrasos, mas tratava-se de um Falcon 9 que já estava a fazer o seu 5º lançamento - e para esta missão tripulada será certamente utilizado um Falcon 9 completamente novo.


Novo iPad Pro vem com 6GB e GPU 10% mais rápido



A Apple já revelou os novos iPad Pro, que vêm com LIDAR e câmara dupla (e o novo chip U1 ultrawideband para localização das ainda misteriosas AirTags); e agora descobre-se que no interior a maior mudança é na memória, que passa de 4 para 6 GB, com o CPU a manter-se idêntico e o GPU a obter ganhos modestos de 10%.

Nestes modelos a Apple recorreu a um A12Z, que vem com CPU 8-core e GPU 8-core, face aos 8+7 do A12X dos iPad Pro anteriores; e que continua a bater os 6+4 do A13 usado nos iPhone 11. Com isto o iPad Pro atinge um valor de 712 mil pontos no AnTuTu, cerca de 100 mil pontos melhor que o concorrente mais próximo, o Snapdragon 865.

Vai ser interessante ver se para a próxima geração a Apple irá optar por saltar o esperado A13X nos iPads, e saltar directamente para um A14X que eventualmente possa ser partilhado com os futuros MacBooks. Por agora, quem estiver interessado, poderá espreitar o iPad Pro em realidade aumentada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)