2020/03/19

SpaceX lança mais 60 satélites Starlink mas volta a falhar aterragem


A SpaceX fez mais um dos seus lançamentos rotineiros de mais um lote de 60 satélites Starlink, mas embora a missão tenha sido bem sucedida, o Falcon 9 utilizado voltou a falhar a aterragem.

Este lançamento contou com mais um marco histórico para a SpaceX, pois pela primeira vez foi usado um Falcon 9 que estava a fazer o seu 5º(!) lançamento; mas infelizmente a celebração não foi completa. Depois do adiamento no lançamento causado por algumas anomalias, a missão sofreu alguns imprevistos, tanto na subida como na descida.

Durante a fase de subida houve um dos motores que se desligou cedo demais - mas não tendo um impacto significativo, pois o Falcon 9 tem nove motores e está preparado para essa eventualidade, como ficou demonstrado. No entanto, durante a fase de descida, os motores voltaram a desligar-se demasiado cedo, fazendo com que este histórico foguete não pudesse pousar com a devida pompa e circunstância na plataforma flutuante.



O caso vai ser analisado cuidadosamente - até porque marca o segundo falhanço consecutivo nas aterragens dos Falcon 9, quando já se começava a assumir que isso era algo tido por garantido - e seguramente contribuirá para que se aprenda mais um pouco e se melhorem os futuros lançamentos.

Enquanto isso, a primeira missão com astronautas poderá acontecer já em Maio, sem adiamentos devido ao coronavirus.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)