2020/03/26

Tesla Model S mantém 90% da bateria após 235 mil km


A questão da longevidade das baterias nos automóveis eléctricos continua a ser um ponto de preocupação para muitos interessados, mas no caso dos Tesla continua a comprovar-se que não há motivos para tal, havendo mais um exemplo de um Model S com 235 mil km que ainda retém 90% da capacidade original das baterias.

Neste caso trata-se de um Tesla Model S 70D de 2015, que já percorreu 146 mil milhas (235 mil km) ao longo dos últimos 5 anos. Isso dá uma média de 47 mil km por ano, bastante superior à média habitual de 15 mil km por ano da maioria dos condutores, mas que para efeitos de estudo da longevidade da bateria acaba por ser desejado.

Mesmo depois de ter suportado mais de 1000 ciclos de carga, este Model S continua a manter 90% da capacidade original, e que continua a ser suficiente para percorrer mais de 320 km entre carregamentos.

... E claro, extrapolando para quem fizer apenas os tais 15 mil km por ano, significaria ainda menos preocupações com a degradação da bateria.

2 comentários:

  1. O que não é tido em conta neste estudos, pois não possível ainda testar, é o factor tempo, que também afecta a degradação, devido à oxidação natural das células das baterias. Por muita qualidade que as baterias dos eléctricos têm, e acredito que sim, há leis físico-químicas que não conseguem contrariar. Todos nós temos um telemóvel/portátil/máquina fotográfica velho em casa, com mais de 10 anos, vão lá ligá-lo e vejam a autonomia de bateria, isto se ele ligar sequer.
    Uma coisa é uma bateria fazer 235.000 em 5 anos, outra bem diferente é fazer a mesma distância em 10,15 ou 20 anos, ou até menos. E basta olhar para o parque automóvel Nacional, em que as viaturas têm em média 12,9 anos, e mesmo para o Europeu, com uma média de 10,8 anos, para ver que estes testes às baterias ainda não podem ser levados muito a sério. Apenas o tempo o dirá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o tempo é também uma variável acrescida. Mas de notar que este exemplo não foi um caso isolado. Há muitos outros estudos feitos à longevidade das baterias dos Tesla e praticamente todos têm sido consensuais.

      Por outro lado, claro que estamos a falar de carros que ainda nem sequer fizeram uma década... E como dizes, vai ser interessante ver que tal estes valores ficarão daqui por mais 5 e 10 anso. :)

      Eliminar