2020/04/22

Phishing do COVID-19 já chega aos SMS


Sem grandes surpresas, quem se dedica ao envio de mensagens fraudulentas de phishing via SMS já está a tirar partido do COVID-19 para incentivar as potenciais vítimas a clicar nos links.

Enquanto por cá os operadores dizem ser incapazes de fazer frente às campanhas constantes de SMS fradulentos que prometem prémios, ou tentam assustar pessoas dizem que estão com contas bancárias bloqueadas; lá fora os operadores vão sendo forçados a adoptar sistemas de autenticação de quem envia SMS, que infelizmente ainda não chegam a tempo de combater a mais recente campanha de phishing a propósito do Covid-19.

Tirando partido das notícias sobre as apps que estão a ser desenvolvidas para fazer o contact tracing para tentar monitorizar os contactos entre pessoas e alertá-las no caso de terem estado em contacto com alguém que estava infectado, estes SMS tiram partido disso, fazendo surgir a preocupante mensagem de que: "Alguém com quem esteve em contacto testou positivo ou apresenta sintomas de COVID-19 e recomenda que faça o teste e se mantenha isolado. Saiba mais no seguinte link".

Considerando todo o mediatismo e preocupação em torno do Covid-19, é fácil assumir que se trata de uma mensagem com alta-probabilidade de obter os cliques desejados.


Neste momento não há ainda qualquer sistema para este tipo de alertas implementado em Portugal, e a não ser que venham a instalar qualquer app e aceitar a participação neste tipo de iniciativas, não deverão acreditar em qualquer SMS que possam receber deste tipo. E mesmo que tais programas sejam lançados em Portugal, ter muito cuidado com aquilo que recebem, já que será nessa altura em que este tipo de SMS falsos terá ainda mais probabilidades de obter bons resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)