2020/04/14

Sandboxie passa a open-source


Depois de ter disponibilizado o Sandboxie gratuitamente, a Sophos passa a disponibilizar esta ferramenta de sandbox para Windows como open-source.

O Sandboxie começou por ser um utilitário que permitia correr o então Internet Explorer dentro de uma "sandbox" isolada do Windows, garantindo que qualquer malware ou virus que se pudesse apanhar na web não conseguiria infectar o computador. Uma funcionalidade tão útil que posteriormente foi expandida a qualquer outro programa que se desejasse executar com a garantia de que não iria infectar o sistema.


Desde então já muitas coisas mudaram, incluindo a chegada do Windows Sandbox no Windows 10, que permite fazer algo idêntico - e que seguramente terá contribuído para esta decisão da Sophos de disponibilizar o Sandboxie como open-source.

O Sandboxie continua a ser de mais fácil utilização que o Windows Sandbox, e é daqueles utilitários que convém ter sempre à disposição para quando se quer executar qualquer tipo de programa no qual não se tenha total confiança. E agora que é open-source, é mais um ponto a seu favor.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)