2020/05/03

Como funcionavam as cassetes do ZX Spectrum


Depois de termos visto como nasceu o ZX Spectrum, temos agora uma exploração técnica sobre como usava as cassetes para guardar dados digitais.

Tendo como objectivo ser um micro-computador acessível, o ZX Spectrum recorria a um dos dispositivos mais populares da época para guardar os dados: as cassetes. A diferença é que em vez de música tínhamos um chilrear estranho, que depressa passou a ser bastante conhecido de toda uma geração que se habituou a fazer LOAD "", e a recear os temidos erros R TAPE LOADING ERROR.




Com seu poderoso CPU Z80 a 3.5MHz, o ZX Spectrum gravava os dados usando ciclos de diferente duração para sinalizar os bits 0 e 1, com uma frequência de 2045 Hz para os zeros, e de metade para os uns (embora alguns jogos usassem "turbo-loaders" que aumentavam estas frequências para carregarem os jogos mais rapidamente).

Ainda assim, dependendo da quantidade de 0 e 1 de um programa, isto significava que carregar 48KB de dados poderia demorar até 6 minutos. Para por as coisas em perspectiva, se se quisesse guardar um único ficheiro MP3 com 3MB usando este sistema, demoraria cerca de 5 horas (e várias cassetes).

No entanto, há coisas que nunca mudam. Na altura tínhamos que esperar minutos para que um jogo arrancasse; hoje em dia continuamos a ter que esperar para que os jogos sejam carregados, ou que façam o load dos save games ou níveis adequados, ou que percam ainda mais minutos a fazer as constantes actualizações, só que agora em vez de 48KB, frequentemente falamos de 48GB!

Vamos lá ver se a próxima de geração de consolas (Xbox Series X e PS5) realmente cumpre com o objectivo de fazer com que os jogadores nunca mais tenham que esperar por um jogo a carregar ou com tempos de loading pelo meio.

11 comentários:

  1. "...poderoso CPU Z80 a 3.5MHz..."
    3.5MHz ah ah ah ah ah, a ser verdade teria vindo do futuro naquele tempo !

    ResponderEliminar
  2. não percebi o comentário Crake, o Spectrum tinha um processador Zilog Z80A de 8 bit a 3,5 MHZ tal como diz no artigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leu na diagonal... E deve ter interpretado 3.5 GHz... Crakes!!!

      Eliminar
  3. Horas de expectativa. Horas a afinar o leitor de cassetes!!!! Horas de jogos épicos como o Fórmula1, México86 ou mesmo o Multi Player Soccer Manager!!!
    A malta mais nova não entende!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nada disso... o jogo mais badalado nessa altura era o glorioso "Paradise Café"!! :D :D

    ResponderEliminar
  5. Chucky Egg, manic miner, vak to skool, lords of midnight, tantos...

    ResponderEliminar
  6. Pessoal, eu tive um (Sinclair Timex 2048). E quantas vezes a meio do carregamento do jogo fazia PAUSE para editar o número de "vidas" por forma a conseguir ultrapassar os vários níveis? Fiz isso no GREEN BERET :-)

    ResponderEliminar
  7. Então e o espetacular Flight Simulator?...

    ResponderEliminar
  8. ZX Spectrum +2 128k
    Comando,cabal,the untouchables,batman,mig29....bons tempos
    Nessa altura tambem andava agarrado ao alcool etilico

    ResponderEliminar

[pub]