2020/05/13

Notícias do dia

Clientes MEO assustados com mensagem SMS Broadcast da Altice; SpaceX disponibiliza simulador online para atracar Crew Dragon na ISS; o novo Poco F2 já disponível por €461; app de grelhador quer ser browser default em Android; Google Nest Aware reduz mensalidade das câmaras na cloud; e Oppo revela que carga rápida de 40W reduz longevidade das baterias.

Antes de passarmos às notícias de hoje, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um prático adaptador universal de tomada com carregador USB integrado.

Motorola promete Android 11 e 12 para o Edge Plus



Após mais de uma década de Android a questão das actualizações continua a ser um dos aspectos mais criticados. Mas agora a Motorola parece quer diferenciar-se nesse aspecto, garantindo que o seu mais recente Edge Plus não irá receber apenas a actualização para a próxima versão do Android, mas sim as próximas duas versões: o Android 11 e Android 12.

Uma oferta simpática mas que acaba por não ser assim tão revolucionária como parece. É que o Android 11 chegará já daqui a poucos meses, e o Android 12 chega no próximo ano, bem dentro do prazo dos 18 meses mínimos durante os quais os fabricantes deveriam assegurar as actualizações. Se se quiser diferenciar, seria melhor assegurar que o Edge Plus contaria com actualizações de sistema asseguradas por quatro ou cinco anos, e aí sim... a conversa mudava. :)


Microsoft Family Safety chega ao Android e iOS



Tanto a Apple como a Google já oferecem ferramentas para controlo de utilização dos smartphones e tablets, válidas tanto para controlo o uso pessoal que se faz deles, como para impor limites que evitem utilização excessiva por parte dos mais novos. Mas a Microsoft acha que há espaço para mais um, e fez chegar o seu Family Safety ao Android e iOS.

Para além de fazer o que já é possível com as ferramentas da Apple e Google, tem também a particularidade de sincronizar com o uso dado a computadores Windows e também nas consolas Xbox. Pelo que, se os pais definirem um certo limite de tempo para um jogo, os pequenitos não poderão "enganá-los" ao jogar uma hora na consola e depois tentarem jogar mais uma hora no smartphone.


Amazon actualiza tablet Fire HD 8



A Amazon actualizou o seu Fire HD 8, passando a contar com CPU actualizado, mais memória RAM, USB-C, e também uma nova versão Fire HD 8 Plus que até suporta carregamento wireless Qi. No Fire HD 8 o ecrã mantém-se nos 1280x800 de 8", mas o CPU passa de 1.3GHz para 2GHz, a RAM sobe de 1.5GB para 2GB, e a capacidade duplica para os 32GB e 64GB, com microSD até 1TB (no modelo anterior só suportava cartões até 400MB). O preço sobe dos $79.99 para os $89.99.

O Fire HD 8 Plus aumenta a RAM para os 3GB, vem com um carregador mais rápido de 9W, e também suporta carregamento wireless Qi; tendo um preço de $109.99. Existe ainda a versão Fire HD 8 Kids Edition por $139.99 com capa de protecção reforçada e garantia alargada para precaver contra acidentes.


Twitter vai permitir tele-trabalho de forma permanente



Enquanto as empresas vão timidamente fazendo os planos para o regresso ao trabalho no período pós-Covid-19, há também outras que aproveitam a oportunidade para oficializar as mudanças que tiveram que ser impostas à pressa. No caso do Twitter, o seu CEO Jack Dorsey já veio anunciar que a empresa irá manter a política de tele-trabalho, permitindo que os funcionários continuem a trabalhar de casa de agora em diante, de forma permanente, se assim o desejarem.

Esperemos que também em Portugal haja empresas a seguir o exemplo, contribuindo para o fim da "tradição" de ter que ir para o trabalho só para lá estar a fazer algo que poderia fazer a partir de casa. Depois só resta esperar que a mentalidade também mude, passando do desejo de controlar se está em frente ao computador durante todos os minutos do horário laboral, para o de cumprimento dos objectivos - mas não se poderá pedir tudo de uma só vez. ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)