2020/06/25

Apple optimiza carregamento dos AirPods para prolongar baterias

A Apple vai aplicar aos AirPods o mesmo sistema que já aplicou aos iPhones e MacBooks, que visa poupar a sua bateria durante o processo de carregamento para prolongar a sua vida útil.

Tal como nos iPhones, o processo de carregamento dos AirPods vai ter em conta o padrão de utilização típico dos utilizadores, por forma a manter carregados os auriculares da Apple apenas até aos 80%, e apenas carregar os 20% restantes por forma a coincidir com o momento quando a pessoa os deverá utilizar. Com isso, evita-se que a bateria dos AirPods fique permanentemente carregada a 100% durante toda a noite (por exemplo), o que acelera a sua degradação.

Não havendo qualquer processo fácil de substituição de bateria nos AirPods, este tipo de cuidado revela-se ainda mais importante. É que, de uma forma ou de outra, comprar uns AirPods (ou outros aparelhos com baterias recarregáveis não substituíveis) torna-se numa compra com prazo de validade em contagem decrescente, sendo apenas uma questão de tempo até que deixem de suportar cargas que permitam um tempo útil de utilização.

Isso já poderia ser considerado um desperdício no caso de se tratarem de produtos de baixo valor, mas obviamente que se torna ainda mais crítico quando se trata de algo como uns AirPods Pro, que custam 280 euros.


Talvez já fosse de tempo de todos os fabricantes darem aos utilizadores uma opção de aplicar um limite de carregamento na bateria (de 80% ou outro valor à sua escolha) - tal como é possível nos automóveis da Tesla.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)