Investigadores britânicos e alemães dizem ter criado o primeiro material artificial à prova de cortes, tendo ido buscar inspiração à natureza.
O material, chamado Proteus, consegue a sua incrível capacidade de resistir aos cortes não por ser extremamente duro (como um diamante) mas por ser constituído por uma curiosa mistura inspirada na membrana celular das uvas e na concha de moluscos. A combinação de micro-esferas cerâmicas inseridas numa estrutura de alumínio porosa e semi-flexível, cria uma barreira que parece ser capaz de resistir a todo o tipo de tentativas de corte, já que a utilização de ferramentas de corte causa micro-vibrações no material que fazem com que a força exercida seja devolvida, destruindo as ferramentas.
O material é até capaz de resistir a corte com jato de água, pois a estrutura espalha a água e reduz drasticamente a eficiência do corte.
Se for mesmo tão bom como dizem, não deverá demorar muito para que se comecem a ver produtos de alta-resistência feitos em Proteus a chegar ao mercado.
Muito útil para o pessoal motard, agora vamos ver quanto tempo demora até termos os cadeados com esse material no mercado.
ResponderEliminarTambém fiquei curioso, e pensei logo nesse tipo de aplicação 👍
ResponderEliminarVamos ver também quanto tempo os amigos alheio vão demorar a descobrir o ponto fraco deste composto. Ácidos em vez de corte, por exemplo.