2020/08/10
Automóveis continuam a não ver carros encostados na berma
Um relatório da AAA norte-americana revela um cenário preocupante nos sistemas de ajuda à condução, confirmando a sua incapacidade de lidar com algo tão simples quanto um carro parado na berma mas que possa ocupar parcialmente a faixa de rodagem.
O cenário é comum, e já tem dado origem a notícias sempre que acontece com um Tesla, mas na verdade aplica-se a praticamente todos os sistemas de assistência aplicados aos carros das mais variadas marcas. A AAA fez um teste com diversos veículos, precisamente para avaliar a forma como lidavam com carros parados a ocupar parte da via, e o resultado foi desastroso (relatório PDF).
A maior parte dos sistemas não conseguiu evitar os choques de forma consistente, embora muitas vezes conseguisse actuar os travões reduzindo a velocidade no momento do choque. E o problema é que estes sistemas continua a não estar preparados para lidar com esta situação. Embora se pensasse que um carro com radar fosse capaz de detectar um obstáculo à sua frente, a verdade é bem mais complicada: sim, o radar detecta um carro parado, mas também detecta igualmente painéis fixos na lateral da estrada, árvores, pontes e viadutos, e toda uma série de outras coisas. Isso faz com que os sistemas sejam deliberadamente afinados para ignorar todos os objectos estáticos, focando-se apenas em controlar a velocidade e distância em relação ao carro em movimento à sua frente.
Não dá grande inspiração que muitos destes sistemas já tenham evoluído para também darem uso a múltiplas câmaras, e mesmo assim continuarem a falhar na detecção de algo tão claramente visível. Enquanto isso, Musk vai dizendo que o sistema "verdadeiramente autónomo" dos Tesla poderá ficar pronto ainda este ano.Veremos se desta vez consegue cumprir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Chegamos a clara conclusão de que o verdadeiro problema são os humanos dirigindo. É ireal no momento, acreditar que uma IA vá prever todas as cagadas possíveis feitas por seres humanos. Se existe uma faixa delimitando o limite da banda de rodagem, essa deve ser respeitada!
ResponderEliminarChegamos a clara conclusão de que o verdadeiro problema são os humanos dirigindo. É ireal no momento, acreditar que uma IA vá prever todas as cagadas possíveis feitas por seres humanos. Se existe uma faixa delimitando o limite da banda de rodagem, essa deve ser respeitada!
ResponderEliminarChegamos a clara conclusão de que o verdadeiro problema são os humanos dirigindo. É ireal no momento, acreditar que uma IA vá prever todas as cagadas possíveis feitas por seres humanos. Se existe uma faixa delimitando o limite da banda de rodagem, essa deve ser respeitada!
ResponderEliminarE casos com avarias também são erros humanos?
Eliminara IA terá que estar preparada para essas situações, assim como animais (humanos ou não) no meio da via, carga espalhada no chão, etc...