2020/08/19

Notícias do dia

Google Maps ganha mapas mais detalhados; Oppo prepara smartphone com zoom variável; Android 11 remove selector de apps da câmara; SwiftKey Beta ganha touchpad na barra de espaços; Google remove AutoVoice da Play Store por alguém ter criado um script com insultos; nas promoções temos um projector Blitzwolf BW-VP1 Pro a €74; e ainda o caso de um artigo escrito por AI GPT-3 chegar ao topo do Hacker News.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uns earphones BlitzWolf BW-ES4.

Google Meet chega às TVs



A Google está tão orgulhosa do Meet que, para além de o impingir a todos via Gmail e de abdicar do Duo, também quer que tenha lugar nos ecrãs de maiores dimensões, passando a permitir que seja feito o "cast" para Chromecasts ou televisores Android TV.

Os utilizadores continuarão a ter que utilizar os seus computadores ou smartphones para a videoconferência (nesta altura não sei se seria boa ideia adicionar câmaras aos televisores), mas poderão dar seguimento à videoconferência no seu televisor, ou simplesmente partilhar aquilo que se está a passar com mais pessoas.


Huawei recorre a módulo de câmaras quadrado para o Mate 40?



Quando se esperava que a Huawei mantivesse o design circular dos módulos de câmaras nos modelos anteriores, eis que surge aquele que supostamente será o módulo dos futuros Mate 40 e Mate 40 Pro, que integra um elemento circular decorativo mas que agora está inserido num módulo quadrado.

Ambos os modelos fazem referência a "3D", faltando saber se é apenas 3D captado através das múltiplas câmaras ou se a Huawei irá aplicar um sensor ToF também no Mate 40 normal; sendo que no Pro é também visível uma câmara adicional no centro, que se pensa ser um módulo periscópico com zoom óptico 5X.

... Interessante seria o tal círculo revelar-se como sendo iluminador / flash LED circular. :)


Porsche Taycan também aposta nos extras via subscrição



Depois da BMW também a Porsche aposta no sistema que tenta transformar a compra dos extras e opções nos automóveis (com preços exorbitantes) numa nova renda mensal, oferecendo essas opções mediante subscrição.

A par de algumas das novidades para o Taycan de 2021, como um novo HUD a cores, o destaque vai para o reforço das capacidades de actualização remota, e também da disponibilização de extras que podem ser comprados ou subscritos através dos menus de compra do carro.

... Assim de repente, pagar 7 mil, ou até 10 mil euros, pelo FSD da Tesla mas pelo menos ficar com acesso a tudo, já não parece tão mau.


Coreia junta-se à luta contra comissões nas app stores



A luta da Epic contra a Apple vai-se alastrando, e agora também os developers sul-coreanos estão a pedir às autoridades do seu país que investiguem a posição abusiva da Apple e da Google na cobrança de comissões que dizem ser excessivas na App Store e Play Store

Nada garante que as app stores deixarão de estar sob o controlo das respectivas empresas, mas o que é certo é que começam a ser cada vez mais os casos a contestarem esse domínio; e potencialmente bastará que haja uma "vitória" num único país para que sirva de precedente para forçar decisão idêntica em todos os outros.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)