2020/09/13

LG Chem testa bateria Li-Sulfur a alta-altitude


A indústria aeronáutica espera ansiosamente que as baterias atinjam uma densidade energética que as torne competitivas face aos motores a combustão, e a LG Chem parece ter dado mais um importante passo nesse sentido com as suas baterias Li-Sulfur.

A LG Chem anunciou que completou com sucesso um teste de alta-altitude das suas baterias Li-Sulfur numa aeronave não-tripulada EAV-3, que no processo também bateu o recorde de voo em altitude sobre a Coreia do Sul, atingindo uma altitude de 22 mil metros.

Embora a LG Chem não avance com todos os detalhes técnicos sobre estas suas baterias, diz que oferecem uma densidade energética 50% superior às das melhores baterias Li-ion no mercado, o que as deverá colocar num patamar de 400 Wh/kg ou superior. Adicionalmente, e também como vantagem face às Li-ion, esta bateria da LG teve o desempenho pretendido num ambiente em que a temperatura podia atingir os -70ºC, e a pressão atmosférica era apenas 1/25 da que temos ao nível do mar.

O próximo passo será prolongar a duração dos voos, até se conseguir um voo permanente, em que a energia recolhida via painéis solares durante o dia permita manter a aeronave no ar durante a noite. A LG espera que as versões comerciais destas baterias possam chegar ao mercado em 2025, com densidades de 500 Wh/kg.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)