2020/09/24

Notícias do dia

Já estão seleccionados os finalistas para a minha selecção de painéis solares, os LG NeON R e NeON 2; Samsung lança Galaxy S20 FE mais barato; Apple vai estrear ecrã mini-LED no iPad Pro; Google Maps mostra evolução de casos Covid-19 pelo mundo; Apple actualiza instruções de tamanho para bracelete Solo Loop do Apple Watch; e o curioso caso dos artistas no Spotify que adoptam nomes estranhos que ajudam nas pesquisas.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma base de carregamento 4x USB para manteres smartphones e tablets organizados enquanto carregam. Este sábado temos também o nosso meeting mensal, em edição limitada a um máximo de 10 pessoas por conta do Covid-19.

Fantastical com novos widgets para iOS 14



A chegada do iOS 14 está a revitalizar o interesse pelos widgets, que até agora, no iOS, se limitavam a ficar disponíveis no ecrã à esquerda do home screen, mas que agora passam a poder ser usados directamente onde se quiser.

A app Fantastical já foi actualizada e passa a disponibilizar uma dúzia de widgets que se tornarão indispensáveis para quem quiser manter a sua agenda em destaque, mas que também incluem mini-widgets com o estado do tempo - que serão uma boa solução até que a Apple se decida a actualizar a sua app de meteorologia com um icon dinâmico que faça o mesmo efeito.




MS vai lançar novo Office 2021 sem subscrição



A MS tem tentado atrair o mercado para os seus serviços de subscrição, mas está consciente que há pessoas que continuam a preferir programas pelos quais paguem apenas uma única vez e fique o assunto arrumado. Por isso, no próximo ano iremos ter um novo Office "2021" de compra única.

Vai ser interessante ver qual será a adesão a este Office, tendo em conta que grande parte dos utilizadores poderá sentir-se mais aliciado pelas vantagens da subscrição, que inclui coisas como espaço na cloud (OneDrive), etc. Por outro lado, também haverá certamente que dispense por completo a cloud, e continue a querer escapar aos serviços com mensalidades recorrentes, que terá que pagar quer use ou não use o serviço; e que no dia em que deixar de pagar, voltará a ficar sem nada.



Acrobat Reader vai reajustar PDFs para se adaptar aos ecrãs



Nascido como um formato que garantia que um documento teria o mesmo aspecto em qualquer lado que fosse visto ou impresso, o PDF prepara-se agora para mudar isso, com o novo "Liquid Mode" que promete reformatar os documentos para melhor se ajustarem ao ecrã onde está a ser visto.

Por um lado será algo bem vindo, podendo facilitar a leitura de PDFs em smartphones; por outro lado não posso deixar de pensar que se trata da inversão completa do propósito deste formato; e que se parece esquecer que existem muitos outros formatos melhor adaptados a este tipo de apresentação dinâmica e variável, como é o caso do próprio HTML que sustenta a maioria dos sites na web.


Nvidia alerta para stock limitado das RTX 3090



A RTX 3090 com 24GB está a ser anunciada como a primeira placa gráfica a permitir jogos em 8K, mas não será fácil apanhar uma. Aliás, a própria Nvidia pede desculpas antecipadas, avisando desde já que haverá um número bastante reduzido de placas disponíveis para o lançamento, e que nem todos os interessados conseguirão apanhar uma nesta fase inicial.

Quanto à sua capacidade de poder suportar jogos em 8K... parece que é mesmo para levar a sério, pelo menos nalguns jogos.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)