2020/10/12

Snap City Painter pinta cidades em Realidade Aumentada

A Snap já deixa os utilizadores verem e pintarem uma rua de Londres em realidade aumentada, o primeiro passo para a criação de uma réplica virtual do mundo real à escala global.

Quem passear por Carnaby Street em Londres poderá não saber aquilo que está em seu redor. Esta foi a rua escolhida pela Snap para lançar o seu primeiro Local Lens, o City Painter, que permite pintar digitalmente sobre os edifícios usando realidade aumentada, mas numa experiência persistente que será partilhada por todos os utilizadores. Ou seja, quem por lá passar poderá ver o que os outros utilizadores fizerem, e eles também verão aquilo que nós próprios fizermos.


Este será um modesto primeiro passo para algo que tem vindo a ser falado nos últimos anos, que inevitavelmente levará à criação de múltiplos mundos virtuais que se sobrepõem ao mundo real, à escala planetária.

No fundo, funcionará quase como um "tema" que se poderá aplicar ao mundo real, e onde cada um poderá acompanhar aquilo que preferir: poderemos ver um mundo repleto de grafittis criativos, como a que nos permite este City Painter; mas poderemos facilmente "mudar de canal" e escolher outros que nos mostrem informações sobre os estabelecimentos (incluindo avaliações dos clientes), ou que apliquem estilos arquitectónicos específicos aos edifícios, para visualizar como seriam em versão futurista, ou como eram no passado.

É algo que por agora pode parecer uma mera curiosidade para quem anda de smartphone em punho, mas que se tornará bastante mais apelativo quando começarem a surgir óculos de realidade aumentada que coloquem esses mundos directamente à frente dos nossos olhos.

Por agora, esse primeiro passo está a ser dado em Carnaby Street em Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)