2020/11/01

Balão do Google Loon voa durante 312 dias

O projecto maluco dos balões "Loon" da Google continua a dar frutos, agora com novo recorde de 312 dias na estratosfera.

Depois de no ano passado ter conseguido um recorde de 223 dias no ar, este ano esse valor foi pulverizado com nova marca impressionte: 312 dias na estratosfera e dando literalmente a volta ao mundo.

A equipa do Loon vai aprendendo a cada dia que passa, melhorando todos os passos, da produção dos balões ao seu envio para diversas partes do mundo, dos sistemas de lançamento aos sistemas de controlo da navegação. Sistemas esses que agora permitem que estes balões sejam produzidos em volume, e lançados de forma automática e segura em menos de uma hora. E, relembrando que são balões cuja única capacidade de monobra se limita a "subir" ou "descer" e ficando dependentes das correntes estratosféricas para se deslocarem, é igualmente impressionante que possam ser controlados com precisão suficiente para ficarem sobre determinadas áreas durante meses.

Neste caso em concreto, este balão HBAL703 esteve vários meses a prestar serviço no Perú, e depois de ter dado a volta ao mundo, ficou vários meses numa zona do Pacífico.



A este ritmo, parece estar garantido que no próximo ano teremos um balão Loon a superar 1 ano no ar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)