2020/11/27

Notícias do dia

Estando-se em época Black Friday temos a nossa habitual selecção de promoções Black Friday 2020; relatório britânico critica Apple por não facilitar reparações; Intel "faz queixa" do desempenho dos AMD Ryzen 4000; no Brasil foram expostos dados de 16 milhões de pessoas com Covid-19 (incluindo o presidente); nas promoções temos o Invoxia GPS Tracker a €74.25 e o Poco M3 a €129; e ainda como a MS está a transformar o Bing num mero serviço para mostrar anúncios.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer um powerbank Anker PowerCore 20100 mAh.

Redes sociais estão cada vez mais "iguais"

Dos tempos em que cada rede tinha a sua própria identidade e especialidade, passamos para uma era onde todas elas tentam replicar tudo o que os serviços concorrentes fazem, especialmente daqueles que acertam numa fórmula que vai tendo maior sucesso. Inicialmente o Facebook dedicava-se a copiar tudo o que o Snapchat fazia, agora é o Snapchat que copia o TikTok, enquanto o Twitter vai-se aventura na sua versão dos "Stories" chamado Fleet.

O resultado prático é que todos os serviços começam a ter cada vez menos elementos diferenciadores, e com isso poderá dizer-se que vão perdendo também aquilo que os deveria tornar unicos. Será mesmo este o melhor caminho para a sua evolução a longo prazo? Ou será que apenas vai levar a que os utilizadores sintam cada vez menos fidelidade a uma rede, já que todas as outras oferecem exactamente o mesmo?


Tesla recolhe 9 mil Model X e 400 Model Y

A última coisa que se espera acontecer num carro de 100 mil euros é ver peças a soltarem-se em andamento, mas é precisamente isso que pode acontecer nalguns Model. A Tesla está a chamar às oficinas cerca de 9 mil Model X de 2016, por terem frisos no tejadilho que se podem descolar em andamento. Aparentemente, o adesivo não foi aplicado da forma correcta, fazendo com que seja necessário verificar e corrigir a situação.

A par disto, mas em menor número, foram também chamados 401 Model Y de 2020, que podem ter porcas mal apertadas no sistema de direcção, e que pode fazer com que o condutor deixe de poder controlar a viatura - o que será ainda mais problemático do que ter peças a soltarem-se pela estrada.


O impacto escondido das compras online

A comodidade das compras online tem conquistado muitos consumidores - e ainda mais com as restrições de deslocações que se tem feito sentir este ano; mas há que ter em conta o que tudo isso implica em termos logísticos, e que vai levando à criação de verdadeiras metrópoles de armazéns para suportarem toda a cadeia de processamento e transporte necessária para se lidar com milhões de encomendas. Para se ter uma ideia da escala, a Amazon, só nos últimos 10 meses contratou mais de 427 mil pessoas(!) - uma média de 1400 por dia -  contando agora com mais de 1.2 milhões de empregados.

Quase sempre, quando falamos de logística é para reclamar que a empresa de entregas X ou Y não se deu ao trabalho de tocar à campainha ou marcou como destinatário ausente sem lá sequer ter passado, mas é também necessário reconhecer e agradecer a todos aqueles rostos anónimos que trabalham nos bastidores, e que são os responsáveis pela "magia" de se clicar num botão numa página web, e por vezes estar a receber a encomenda à porta de casa no dia seguinte. Há que lhes dar o devido valor e estar ao seu lado quando lutam por melhores condições de trabalho.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Tambem existe um megane, não sei exactamente o ano (2006), mas que é comum o spoiler saltar em andamento, normalmente em autoestrada, ao menos agora fazem recalls até por isso

    ResponderEliminar