2020/12/14

Amazon revela o seu mini-autocarro autónomo Zoox

A Amazon revelou o seu mini-autocarro autónomo da Zoox, com autonomia para 16 horas e capacidade de se deslocar em qualquer direcção.

A Amazon pode não ter estar no segmento dos automóveis autónomos de forma tão visível como a Waymo ou a Tesla, mas desta vez opta por mostrar resultados; ou melhor dizendo, aquilo que ganhou com a aquisição da Zoox. A Amazon comprou a Zoox em Junho, e de um dia para o outro ficou com acesso aos anos de desenvolvimento da empresa, que agora se concretizam neste mini-autocarro.

Mais se assemelhando a uma cabine móvel, este veículo autónomo pode transportar quatro pessoas e troca os designs futuristas pela eficiência imediata. O seu tamanho compacto e aspecto modular facilitarão o transporte, e permitem tirar o máximo partido da sua omni-direccionalidade, já que conta com quatro rodas que se podem mover de forma independente e deslocá-lo em qualquer direcção que seja preciso.

Ainda assim, a Amazon anuncia uma autonomia de até 16 horas e uma velocidade máxima de 120 km/h, o que significa que terá aspirações mais vastas do que o simples transporte intra-citadino.

Não me parece que seja descabido imaginar um futuro onde veículos como estes poderão vir buscar as pessoas à porta de sua casa, para as levarem até ao emprego ou outro destino que desejem ir. Nem tão pouco que surjam variantes dedicadas à entrega de produtos comprados na Amazon.

2 comentários:

  1. Antigamente um veículo que tivesse menos de 6 lugares, era um carro. Tempos novos estes.

    ResponderEliminar
  2. 16 horas de duração de bateria ainda é muito insuficiente.

    ResponderEliminar