2020/12/11

Brave lança feed de notícias Brave Today que garante privacidade

Continuando a apostar na privacidade como elemento diferenciador, o Brave ganha um feed de notícias Brave Today.

Aproveitando a maré de contestação que vai deixando um número crescente de utilizadores do Chrome descontentes, com envio de mais dados para a Google e o dificultar a vida aos ad-blockers, o Brave anuncia o seu serviço de notícias Brave Today.

O Brave Today pode ser equiparado ao feed de notícias que a Google nos apresenta (o antigo Google Now) - e que mesmo após todos estes anos, a Google insiste em só disponibilizar nos smartphones e não no desktop - com uma selecção de notícias dos tópicos que nos interessam. A diferença é que usa um sistema que garante a total privacidade dos utilizadores; não permitindo que nenhuma entidade, possa fazer tracking dos utilizadores para saber que tópicos ou notícias estão a ver.

Para isso a Brave Software implementou o seu próprio serviço de CDN (Content Delivery Network), que em conjunto com um load balancer que funciona como intermediário entre o serviço e o CDN, faz com que utilizadores e fornecedores fiquem completamente isolados uns dos outros.

Obviamente, nenhuma empresa resiste sem fazer dinheiro, e este feed de notícias irá contar com publicidade e conteúdos patrocinados - estando em preparação uma modalidade que permita aos utilizadores livrarem-se dessa publicidade se assim o desejarem. Mas, desde que não seja intrusiva, será uma forma simples e eficaz dos utilizadores apoiarem o serviço. Afinal, é o que já fazem para todos os demais serviços "gratuitos" que usam na internet.

O Brave Today chegará ao Brave nas versões desktop (versão 1.18.70) e iOS (1.22), bastando abrir uma nova tab e fazer scroll para baixo.


1 comentário: