2020/12/15

PornHub vira-se para as criptomoedas

Sob ataque por todos os lados e com os pagamentos bloqueados, o PornHub vira-se para as criptomoedas.

O popular site para adultos PornHub tem estado sob ataque depois de uma investigação ter divulgado que o site alojava milhares de vídeos ilegais, publicados por contas anónimas. Em resultado disso, a Visa e Mastercard suspenderam os pagamentos, e o site entrou em modo de gestão de emergência, eliminando todos os vídeos de contas não-verificadas. Mas, como era previsível, o site está a ser rápido a ajustar-se a esta nova realidade... e como o dinheiro é o factor que fala mais alto, o site já está a aceitar o pagamento em criptomoedas.

Na verdade, o PornHub já tinha entrado timidamente neste tipo de pagamentos no final do ano passado, quando o PayPal bloqueou os pagamentos do PornHub aos artistas, tendo começado a aceitar Verge (XVG), Tron (TRX), e Tether (USDT). Mas agora, isso é amplamente expandido, permitindo que os utilizadores paguem com Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH), Dash (DASH), Ethereum (ETH), Ethereum Classic (ETC), Litecoin (LTC), Monero (XMR), NEM (XEM), Tether (USDT), Tron (TRX), Verge (XVG), ZCash (ZEC), e Waves (WAVES).

Não se deverá subestimar o peso que a indústria de conteúdos para adultos tem na adopção de novas tecnologias. Na célebre guerra entre os formatos VHS e Beta, o VHS acabou por vencer graças aos filmes para adultos; e não me parece difícil antever que o mesmo venha a acontecer neste caso, fazendo com que muitas mais pessoas experimentem as criptomoedas e depois as comecem a utilizar para muitos outros fins.

Sem dúvida que há que penalizar o PornHub por ter lucrado à conta de vídeos ilegais, por outro lado, há também milhares de artistas de entretenimento para adultos que dependem desta e doutras plataformas idênticas para sobreviverem. Será interessante ver o impacto que este corte da Visa e Mastercard acabará por ter na adopção e utilização das criptomoedas, onde nenhuma entidade externa pode determinar o que cada um decide fazer com o seu próprio dinheiro.

2 comentários:

  1. Gostei especialmente desta frase:
    "há também milhares de artistas de entretenimento para adultos que dependem desta e doutras plataformas idênticas para sobreviverem"

    ResponderEliminar