2020/12/09

Synology Photos remodelado para atrair utilizadores do Google Photos

A Synology está a remodelar as suas apps, com destaque para a Synology Photos com a qual espera cativar todos os utilizadores que se querem distanciar do Google Photos.

O anúncio da Google de que o espaço ilimitado para fotos vai acabar no próximo ano (2021) deixou muitos utilizadores descontentes e à procura de alternativas. Para quem não quiser ficar à mercê dos serviços na cloud, que a qualquer momento podem mudar as condições como bem lhes apetecer (algo que não é exlusivo da Google), a opção mais natural será optar por um NAS, e é nisso que a Synology aposta.

Já tinhamos falado de como se podia transferir as fotos do Google Photos para um NAS Synology, mas esse processo poderá ser ainda mais simples com as novas apps remodeladas da Synology, que passam a ter um design mais moderno, e onde o interface do Synology Photos se aproxima do Google Photos para fazer com que essa transição seja ainda mais natural - e contando com funcionalidades como álbuns automáticos, reconhecer as pessoas nas fotos, criar montagens automáticas, etc.

A acompanhar este novo Synology Photos também temos o Synology Active Insight, que permite ter uma visão global sobre o funcionamento e desempenho do NAS, e o Secure SignIn para gerir o acesso ao NAS, com notificações de alerta e autorização de acesso, e também como gerador de códigos 2FA para outras apps. Neste caso será necessário ter o DSM 7.0, que por agora está disponível em beta e só deverá ser lançado em versão final no próximo ano.

6 comentários:

  1. Nunca tive uma NAS, mas estou a ponderar adquirir uma por o motivo que referes no artigo, o google vai mudar as condições. Para apenas sincronizar as fotos dos telemoveis da familia e conseguir ver as mesmas no telemovel por uma app, que modelo aconselharias?

    ResponderEliminar
  2. A QNAP também tém o QuMagie

    https://www.qnap.com/solution/qumagie/en/

    ResponderEliminar
  3. Para além das fotos, isso também copiará os comentários (descrições) que vamos escrevendo nas fotos?

    É que a cópia de segurança das fotos até nem me preocupa muito.

    O que mais quero salvaguardar será todas as notas (comentários/descrições) que vou incluindo nas minhas fotos.

    Tenho mais de metade da própria vida descrita nas fotos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No qumagie parece reter as tags das fotos e localização também.
      qnap já tem autenticação 2fa há 2-3 anos

      Eliminar
    2. A synology também tem autenticação 2FA há muito, o que há de novo é uma aplicação de 2FA no telemóvel à lá Google Authenticator ou MS Authenticator, que a QNAP nem sonha ainda em ter...

      Eliminar
  4. Já usei o DS Photos, o Moments e agora acabei de atualizar para este. Como é que ele vai integrar os 2 anteriores?

    ResponderEliminar