2021/01/22

Análise ao P smart 2021

Depois do P smart original e P smart de 2020, vamos ver que tal a versão 2021 sem apps e serviços da Google se comporta.

Introdução

Com o lançamento da série P smart, a Huawei conquistou uma posição de destaque na gama média-baixa, tendo aproveitado um período em que a maioria das marcas não apostou neste segmento, que continua a representar uma grande fatia das vendas de smartphones. O bloqueio imposto pelos EUA tem marcado o último ano de actividade da marca chinesa, que se viu forçada (e limitada) a apresentar em 2020 uma apenas com mais memória RAM e armazenamento, por forma a não comprometer a disponibilização das aplicações e serviços da Google, .

O modelo P smart 2021, lançado no final de 2020, já não pôde manter mesma táctica, com a Huawei a apostar na sua AppGallery e nos Huawei Mobile Services como alternativa às soluções disponibilizadas pela Google. No entanto, com o agravamento das sanções, levou a que também os processadores passassem a ser alvo de bloqueio, com a Huawei a ter de utilizar o já velhinho Kirin 710, processador que foi inicialmente lançado com o Mate 20 Lite, em 2018.

Perante este cenário, terá o P smart 2021 argumentos para se bater neste concorrido mercado de gama média-baixa? É precisamente isso que vamos abordar nesta análise.


O P smart 2021


Dentro da caixa, um leque de acessórios mais curto que o habitual, com a Huawei a apresentar apenas um carregador e o respectivo cabo USB, não fazendo acompanhar o smartphone de auriculares e capa de silicone. Tendo em conta a razia que os carregadores começam a ter, é bem provável que em breve apenas encontremos o smartphone dentro da caixa, com os acessórios a serem todos vendidos à parte.


O carregador é um dos pontos em destaque neste P smart 2021, com a marca chinesa a apresentar um upgrade, passando o carregamento a ser efectuado com uma potência máxima de 22,5W, o que não batendo recordes, acaba por ser uma melhoria face aos 10W ou 18W anteriores.

Em termos de design temos algumas novidades, nomeadamente em termos de dimensões, com o smartphone a crescer em tamanho, passando a apresentar um registo de 165.7 x 76.9 x 9.3 mm.


A traseira, em plástico, apresenta também ela novidades, não havendo lugar a sensor de impressão digital (que passou para a parte lateral), ficando esta área reservada para o módulo de câmaras e e logótipo da marca.



Na frente, apenas um furo na zona superior central, para a câmara frontal. As margens com cerca de 2mm na lateral direita, esquerda e superior e 4mm na lateral inferior, acabam por parecer maiores do que realmente são, devido ao anel que protege o ecrã e à curvatura do corpo, que parece prolongar a margem.


Na lateral superior encontramos um microfone. Esta zona, tal como a inferior, apresenta uma particularidade curiosa, com a marca a apostar num zona plana, que chega a ser suficiente para equilibrar o smartphone em cima de uma mesa. Na imagem em cima podem ver o anel de plástico que protege o ecrã, havendo um pequeno entalhe para a coluna destinada às chamadas.


A lateral inferior apresenta uma cada vez mais rara ficha de 3,5mm, outro microfone, a grelha para saída de som e uma novidade há muito esperada, com a Huawei finalmente a apresentar uma porta USB-C neste modelo P smart, aposentando finalmente a porta microUSB.


No lado direito, os botões de volume e power, sendo que este tem um sensor de impressão digital integrado. Um corte nesta zona, permite posicionar o dedo de forma a que o reconhecimento da impressão se processe sem atrasos.


À esquerda, apenas o slot para os cartões, havendo a possibilidade de instalar em simultâneo dois cartões SIM e um cartão microSD, com este último a permitir expandir o armazenamento interno.

Em termos de hardware, este P smart 2021 apresenta as seguintes especificações:
  • Ecrã: 6,67" com resolução FHD+ 2.400 x 1.080
  • Processador: 
    • Kirin 710A
    • Octa-core:
      • 4 x Cortex-A73 com base em 2,0 GHz
      • 4 x Cortex-A53 com base em 1,7 GHz
  • GPU: Mali G51-MP4
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB, expansível via microSD
  • Câmaras:
    • Traseira: 48 MP (abertura f/1.8) + 8 MP (Lente Ultra Grande Angular de 120°, abertura f/2.4) + 2 MP (Lente de Profundidade, abertura f/2.4) + 2 MP (Lente Macro, abertura f/2.4)
    • Frontal: 8 MP (abertura f/2.0)
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Conectividade:
    • WiFi: 802.11b/g/n, 2,4 GHz
    • Bluetooth: Bluetooth 5.1, BLE, SBC, AAC

Em funcionamento

Embora este seja um smartphone com traseira em plástico, o P smart 2021 acaba por ser bastante agradável em termos visuais, mesmo na versão (testada) em preto, estando ainda disponível em outras duas cores, verde e dourado.


O aumento de espessura para contemplar uma bateria de maior capacidade, acaba por não ter grande impacto em termos de conforto em utilização, com a curva da traseira a facilitar o encaixe na mão. Os botões estão bem posicionados, nomeadamente o botão de power, com a identificação da impressão digital a processar-se sem lugar a atrasos.






Em termos de desempenho não há lugar a novidades, pois o hardware utilizado é o mesmo que equipa o P smart 2020. O smartphone tem uma boa capacidade de resposta, não havendo lugar a atrasos. Não devem contudo esperar que as acções se processem de forma ultra rápida, pois este é um equipamento de gama média baixa, com hardware que já apresenta o peso dos anos, nomeadamente no que ao processador diz respeito. O armazenamento ajuda a que tudo se processe de forma relativamente fluída, com as aplicações e jogos a não demorarem eternidades a carregar (tirando os jogos mais pesados). 


Pela positiva, a autonomia, com a bateria de 5000mAh em conjunto com o Kirin 710A a conseguir disponibilizar uma utilização prolongada que facilmente poderá chegar aos dois dias de utilização, ou até mais, se não forem utilizadores intensivos do smartphone. 

O carregamento acabou por ser uma agradável surpresa, pois embora se trate de um sistema de carregamento "rápido" limitado a 22,5W, os 5000mAh levaram apenas 93 minutos a atingir os 100%.

Tratando-se de um equipamento modesto em termos de especificações, acaba por ser surpreendente o facto de se poder jogar Fortnite sem qualquer limitação, tirando a menor resolução dos gráficos. O jogo até pode demorar algum tempo a carregar, mas aquando da acção propriamente dita, é fogo neles, sempre a abrir.


O software não tem nesta altura novidades. A aposta na AppGallery é total, com a Huawei a apresentar cada vez mais quantidade e qualidade de jogos e aplicações na sua loja, ficando "apenas" a faltar os serviços da Google e respectivas apps. Para colmatar a sua ausência, a marca chinesa tem vindo a desenvolver alternativas, com o Petal Maps a ser a sua aposta para substituir o Google Maps.


A EMUI, ainda na versão 10, corre ainda sobre Android 10 que muito provavelmente será a base a ser utilizada pela Huawei para uma possível actualização para a EMUI 11, a qual ainda não foi confirmada pela marca. O patch de segurança já foi actualizado, mas nesta altura justifica a disponibilização de uma versão mais recente, pois data de Outubro.


As câmaras


Longe vão os tempos em que os equipamentos de gama média baixa e de entrada não permitiam uma qualidade mínima em termos de fotografia. Hoje em dia, com boas condições de luz, mesmo os smartphones mais em conta já permitem tirar fotografias sem preocupações de qualidade, com os resultados a não desapontarem.


Neste P smart 2021 temos um conjunto de quatro câmaras que permite uma utilização bastante versátil, desde uma foto com a lente ultra wide, até uma imagem macro para obter finos detalhes. Os resultados são bons, mas sem deslumbrar, o que acaba por não surpreender, pois estamos na presença de um equipamento na casa dos 200€, não podendo por isso o utilizador esperar milagres.

P smart 2021

O apoio da inteligência artificial na fotografia está limitado a uma relação 4:3, caso pretendam fotografias com ecrã completo, terão de dispensar este apoio que selecciona os parâmetros mais indicados para o cenário a fotografar - uma limitação que esperamos venha a ser eliminada numa actualização futura.


Apreciação final



A linha P smart tem vindo a perder algum gás, mas apresenta ainda argumentos que são garante de uma boa experiência de utilização para o preço que o consumidor terá de pagar para adquirir estes equipamentos. No caso deste P smart 2021 haverá contudo que ter em conta o facto de este ser o primeiro smartphone desta série a não apresentar os serviços da Google, facto que poderá pesar na altura da aquisição. Se são dependentes das apps e serviços disponibilizados pela Google, terão de pensar duas vezes antes de adquirir este P smart, pois a sua utilização irá obrigar a alguns compromissos.

O hardware tem vindo a receber algumas melhorias, como é o caso da porta USB-C, que finalmente ocupa o lugar da ultrapassada porta micro-USB, permitindo assim a utilização de novos cabos, sem ter a preocupação de verificar se estes são inseridos na posição correcta. O carregamento não sendo ultra rápido, é também uma melhoria face aos 10W disponibilizados no P smart 2020.

As câmaras não permitem milagres, mas para uma utilização despreocupada, são garante de resultados interessantes, que em abono da verdade, é o que se pode exigir a um equipamento na categoria de preço em que este P smart 2021 se enquadra.

A EMUI, ainda na versão 10 é uma incógnita, não havendo ainda informações sobre uma actualização para a EMUI 11, muito menos para o Android 11, isto quando já passaram mais de 6 meses sobre a disponibilização desta versão por parte da Google.

Este P smart 2021 está na linha daquilo que a marca tem vindo a apresentar nos últimos anos, embora com limitações no hardware e software, o que acaba por eliminar a vantagem que a marca havia conseguido perante os modelos disponibilizados pelos seus concorrentes, razão pela qual se fica por um sustentado "morno".


Huawei P smart 2021
Morno

Prós
  • Autonomia
  • Porta USB-C (finalmente!)

Contras
  • Android 10
  • Patch de segurança desactualizado
  • Processador já com vários anos de mercado

Huawei P smart 2021

Morno (3/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)