2021/01/02

Apple ameaça remover app Amphetamine da store por causa do nome

Após mais de meia década e quase meio milhão de downloads, a Apple decidiu que a app Amphetamine viola as regras da sua loja por "promover o uso de substâncias ilegais".

A app Amphetamine para Mac é um pequeno utilitário gratuito que dá aos utilizadores maior controlo sobre como querem controlar o seu computador, evitando que o computador (e, se quiserem, também o ecrã) entre em modo de suspensão - ou seja, mantendo-o permanentemente "acordado". No entanto, em vez da passagem de ano para 2021 vir acompanhada de boas notícias, para o criador desta app foi precisamente o oposto, ao receber um email da Apple a dizer que a app, que tem estado na Mac App Store sem problemas desde 2016, está em risco de ser removida por fazer referência a drogas ilegais.


Mais uma vez, temos a arbitrariedade das regras da Apple a entrarem em acção "ao calhas", decidindo após todos estes anos que uma app que se limita a manter o computador acordado - e com um nome apropriado - está agora a promover o uso de drogas entre os utilizadores; enquanto ignora outras, como jogos que transformam os utilizadores em verdadeiros barões da droga. Há até os que lembram se a Apple estará familiarizada que o seu próprio macOS tem um comando de "kill", que - por este andar - também fica em risco de não ser politicamente correcto!

Bem, pode ser sempre positivo pela vertente de ser mais um exemplo a juntar a todos os outros que demonstram os motivos pelo qual nenhuma plataforma deverá estar associada apenas a uma única "store"; e que deveria ser sempre possível poder usar outras stores alternativas ou, em último caso, poder instalar apps directamente - sem qualquer tipo de penalização ou restrição face ao que seria possível através da "store" oficial.


Actualização: Parece que a Apple não quis começar 2021 com nova guerra com os developers, e diz que irá permitir que a app mantenha o nome e permaneça na store.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)