2021/01/27

Notícias do dia

Telecomunicações aumentaram em Portugal na última década, enquanto desceram na UE; Apple lança iOS 14.4 com correcção de vulnerabilidades exploradas por hackers; Xbox recua no aumento do Xbox Live Gold e permite multiplayer gratuito nos jogos free-2-play; Google remove video player da Play Store por considerar legendas em formato ASS obscenas; e depois de muita espera, a Samsung activa ECG e pressão sanguínea nos Galaxy Watch em Portugal.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um Nokia 105.

Firefox 85 diz adeus ao Flash e defende-se contra supercookies

O Firefox 85 junta-se ao Chrome 88 e marca o abandono do Flash, numa altura em que a maioria dos sites de jogos em Flash já passaram a disponibilizar extensões alternativas ou, mais interessante, sistemas de emulação web que permitem aceder aos conteúdos Flash sem necessidade de instalar seja o que for.

Mas ainda mais interessante e importante para a privacidade, é o novo sistema de segmentação que o Firefox 85 utiliza, mantendo caches e estados dos sites guardados em compartimentos isolados que impedem / dificultam as técnicas abusivas usadas para fazer o tracking dos utilizadores, como os chamados supercookies ou técnicas que detectavam os conteúdos em cache.


Carl Pei apresenta nova empresa Nothing

O antigo co-fundador da OnePlus que abandonou a empresa o ano passado já revelou o seu novo projecto, uma empresa com o curioso nome "Nothing" (Nada). Uma empresa que tem por missão remover as barreiras entre as pessoas e a tecnologia, e que no limite tornará a tecnologia invisível, no sentido de estar em nosso redor sem que se torne intrusiva.

Carl Pei diz que a equipa ainda está a ser montada e que por isso começará por lançar produtos mais simples, mas que os primeiros produtos da Nothing chegarão ao mercado ainda durante o primeiro semestre deste ano. Um prazo ambicioso tendo em conta o cenário de pandemia que vivemos, com os períodos de confinamento a certamente terem impacto no tempo de desenvolvimento e produção de novos produtos.


Tweetbot 6 chega com subscrição mensal

O Tweetbot, considerado por muitos como sendo a melhor app para Twitter tem uma nova versão, mas que marca também a transição do modelo de apps compradas para o modelo de subscrição, o que seguramente não irá ser apreciado por todos os fãs. Ao contrário do anterior Tweetbot 5 que podia ser comprado por $4.99, o novo Tweetbot 6 obriga a pagar uma mensalidade de $0.99, ou anuidade de $5.99.

Para complicar ainda mais a situação, a Tapbots diz que a Apple exigiu que a anterior versão de compra única fosse removida da App Store como condição para aprovação da nova versão, pelo que em breve nem sequer será possível optar por um Tweetbot sem mensalidade.


DJI lança seguro para drones que "fujam"

Uma das piores coisas que pode acontecer a quem tem um drone é vê-lo voar em direcção ao horizonte a alta-velocidade, sem responder aos controlos do seu dono, para nunca mais ser visto. Para acautelar esse cenário, a DJI passa a disponibilizar um seguro contra "fugas" de drones, para o DJI Mini 2 e Mavic Air 2.

Este seguro está incluído no serviço DJI Care Refresh para estes drones, mas vem acompanhado do pagamento de uma franquia de $225 e $399 para o Mini 2 e Mavic Air 2 respectivamente; valor que é inferior ao preço de um novo drone, mas que também é suficiente para desincentivar a perda propositada de drones. Também como seria de esperar, será necessário ter o respectivo drone e cotrolador associado à conta DJI antes de se poder activar este plano de protecção, para evitar perdas "retroactivas".


Curta do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)