2021/01/26

Google remove video player da Play Store por suportar legendas em formato ASS

Demonstrando os riscos dos sistemas de censura automática, foi removida da Play Store uma app de video player por referir o suporte a legendas no formato ASS.

Os responsáveis pela app Just (Video) Player foram surpreendidos ao verem a sua app ser expulsa da Play Store da Google, por supostamente conter "conteúdo sexual explícito ou profanidades". Uma queixa que não parecia fazer qualquer sentido, até se perceber que aquilo que tinha incomodado os filtros da Google era incluir a palavra "ass" - mas não no sentido em que a Google o interpretou, mas sim enquanto um dos muitos e variados formatos de legendas que a app suporta.
Ao longo dos anos temos visto múltiplos abusos pelas "app stores", como o célebre caso em que a Apple removeu uma app de leitura de ebooks, por a app permitir ler livros como o Kama Sutra, que continham conteúdo sexual. Curiosamente, estas empresas parecem não achar que esse tipo de regras se deva aplicar a apps como os seus próprios browsers, por permitirem que se visitem sites para adultos; e neste caso em concreto, temos que a própria Google também exibe orgulhosamente o suporte para legendas ASS no seu ExoPlayer.

Se é aceitável que a Google tenha filtros para detectar apps com palavras potencialmente proibidas, é também completamente ridículo que não exista uma verificação manual antes de ser efectuada uma operação tão radical como a sua expulsão, em especial tendo em conta que se tratava de uma app já com historial na Play Store, e que a palavra em questão estava longe de ser uma palavra que deveria dar direito a tal tratamento. O único ponto positivo neste caso, é que desta vez a Google foi rápida a rectificar a situação e voltou a colocar o Just (Video) Player disponível passadas poucas horas - mas sendo algo que poderia / deveria ter sido completamente evitado.


Actualização: Passados poucos dias já temos outro caso de remoção abusiva, está a ficar frequente!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)