A SpaceX tem lançado um lote de 60 satélites Starlink praticamente todos os meses, mas no último lançamento tratou-se de um lançamento especial, em que bateu o recorde ao enviar para o espaço 143 satélites variados, dos quais apenas 10 eram satélites Starlink. Satélites que tinham algumas particularidades: eram os primeiros satélites Starlink que irão ocupar órbitas polares, e que também têm comunicação laser entre satélites.
A comunicação directa entre satélites permite dispensar a necessidade de estações no solo, que se torna crítico para as áreas desertas e inóspitas onde isso seria complicado (como nos pólos), e a utilização de lasers permite uma comunicação directa de alta-velocidade sem preocupações com muito ocupadas bandas de comunicação RF e todas as potenciais interferências com efeitos secundários. Por agora apenas os satélites Starlink com órbitas polares irão contar com esta comunicação laser, mas no próximo ano todos os satélites irão contar com esta capacidade.
All #Starlink sats from L1 to L10 (roughly 600 🛰️s)
— Flight Club (@flightclubio) January 26, 2021
There have been another ~400 launched that aren't even included in this graphic because they haven't all reached their operational orbits yet!
Pretty clear how great the coverage is getting in the higher latitudes! 🤯
🛰️🛰️🛰️ pic.twitter.com/gIOiGnYIKl
Neste momento a constelação Starlink conta já com mais de 1000 satélites, com planos para chegar aos 4400 em 2024, a caminho dos cerca de 12 mil que pretende ter quando a rede estiver completa.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)