2021/01/30

Starlink com comunicação laser nos pólos

O último lote de satélites Starlink, com órbitas polares, conta com comunicação laser directa entre satélites para dispensar a necessidade de estações no solo.

A SpaceX tem lançado um lote de 60 satélites Starlink praticamente todos os meses, mas no último lançamento tratou-se de um lançamento especial, em que bateu o recorde ao enviar para o espaço 143 satélites variados, dos quais apenas 10 eram satélites Starlink. Satélites que tinham algumas particularidades: eram os primeiros satélites Starlink que irão ocupar órbitas polares, e que também têm comunicação laser entre satélites.

A comunicação directa entre satélites permite dispensar a necessidade de estações no solo, que se torna crítico para as áreas desertas e inóspitas onde isso seria complicado (como nos pólos), e a utilização de lasers permite uma comunicação directa de alta-velocidade sem preocupações com muito ocupadas bandas de comunicação RF e todas as potenciais interferências com efeitos secundários. Por agora apenas os satélites Starlink com órbitas polares irão contar com esta comunicação laser, mas no próximo ano todos os satélites irão contar com esta capacidade.


Neste momento a constelação Starlink conta já com mais de 1000 satélites, com planos para chegar aos 4400 em 2024, a caminho dos cerca de 12 mil que pretende ter quando a rede estiver completa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)