2021/01/18

Virgin Orbit consegue colocar satélite em órbita pela 1ª vez

O ano de 2021 também começa bem para a Virgin Orbit, que conseguiu colocar um satélite em órbita usando o seu foguete lançado de um avião.

A Virgin Orbit (não confundir com a Virgin Galactic que tem estado a desenvolver uma nave capaz de levar passageiros até ao espaço) é um empresa, também de Richard Branson, que se dedica a colocar satélites no espaço, mas usando uma táctica diferente da habitual. Em vez de recorrer a foguetes lançados do solo, utiliza foguetes que são lançados de alta-altitude por um avião.

Depois da primeira tentativa falhada em Maio do ano passado, a empresa conseguiu finalmente colocar um pequeno satélite em órbita, validando o seu sistema de lançamento.



A NASA é um dos seus primeiros clientes, e tem uma encomenda para o lançamento de 10 pequenos satélites para diversas universidade, e com objectos variados: indo desde a limpeza de lixo espacial à inspecção e reparação de satélites em órbita, para além das coisa mais habituais como a monitorização do nosso planeta e atmosfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)