A Virgin Orbit (não confundir com a Virgin Galactic que tem estado a desenvolver uma nave capaz de levar passageiros até ao espaço) é um empresa, também de Richard Branson, que se dedica a colocar satélites no espaço, mas usando uma táctica diferente da habitual. Em vez de recorrer a foguetes lançados do solo, utiliza foguetes que são lançados de alta-altitude por um avião.
Depois da primeira tentativa falhada em Maio do ano passado, a empresa conseguiu finalmente colocar um pequeno satélite em órbita, validando o seu sistema de lançamento.
Payloads successfully deployed into our target orbit! We are so, so proud to say that LauncherOne has now completed its first mission to space, carrying 9 CubeSat missions into Low Earth Orbit for our friends @NASA. #LaunchDemo2
— Virgin Orbit (@Virgin_Orbit) January 17, 2021
Today's sequence of events for #LaunchDemo2 went exactly to plan, from safe execution of our ground ops all the way through successful full duration burns on both engines. To say we're thrilled would be a massive understatement, but 240 characters couldn't do it justice anyway. pic.twitter.com/ZKpoi7hkGN
— Virgin Orbit (@Virgin_Orbit) January 18, 2021
A NASA é um dos seus primeiros clientes, e tem uma encomenda para o lançamento de 10 pequenos satélites para diversas universidade, e com objectos variados: indo desde a limpeza de lixo espacial à inspecção e reparação de satélites em órbita, para além das coisa mais habituais como a monitorização do nosso planeta e atmosfera.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)