2021/02/10

Google Backup and Sync volta a ser integrado no Google Drive

A Google vai recuperar o Google Drive como cliente para sincronizar os ficheiros na cloud e nos computadores, em substituição do actual Google Backup and Sync.

Em 2017 a Google abandonou o Google Drive original e lançou o Backup and Sync (na altura com alguns problemas), e com isso separando também os clientes de sincronização entre clientes domésticos, com o Backup and Sync, e os clientes empresariais, com o Drive File Stream. Mas agora volta a mudar de ideias, e decidiu que afinal é ter apenas um único programa para ambos.

Daqui a alguns meses o Google Backup and Sync e o Drive File Stream passarão a estar ambos integrados num único programa Google Drive for Desktop.

O Google Drive for Desktop reunirá praticamente todas as funcionalidades de ambos os programas, com a maior diferença para os utilizadores do Google Backup and Sync a ser deixarem de poder fazer a sincronização selectiva de pastas; funcionalidade que passa a ser substituída pelo streaming de ficheiros que até ao momento estava apenas disponível para os clientes empresariais.

Vamos ver quanto tempo dura até que voltem a mudar de ideias...

7 comentários:

  1. Google e as suas mudanças de rumo constantes... Enfim mais do mesmo, qualquer dia matam o Waze ou o Maps e depois "ah ups, foi engano"...

    ResponderEliminar
  2. Farto disto! Acho que vou ter que passar para o Onedrive da Microsofot.
    então deixo de partilhar pasta de forma seletiva? Se não quero tudo!? Faço o quê? Que é isso de "streaming de ficheiros"? Permite a mesma coisa? Cansado e a pandemia não nos larga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O File Stream cria um drive virtual, onde se tem acesso ao Google Drive mas sem ocupar espaço local, com os ficheiros a serem acedidos via streaming da cloud.

      Eliminar
    2. Obrigado pela informação, mas fiquei ainda mais preocupado.
      Um dia destes está tudo nas mãos deles... e eu com nada. Eu sei que podemos fazer uns backups (e faço com o goodsync - https://www.goodsync.com/ ; utilizo há muito tempo; agora menos... mas ainda faço uns backups locais - sei que dá para muito mais, mas... começa a ser informação a mais!).

      Eliminar
    3. Há muito tempo que um NAS doméstico acaba por ser quase "obrigatório" para a malta tecnológica... :)

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  3. Ouvi falar de insync... Será que vale a pena.. e vão continuar a permitir a fazer essa gestão? https://www.insynchq.com/

    ResponderEliminar