2021/02/22

Impressoras Epson recusam-se a imprimir só com tinteiro preto

Quem desejar imprimir apenas em preto depois de esgotar os tinteiros de cor, terá que activar um modo de "emergência" nas impressoras Epson.

O negócio das impressoras e dos tinteiros tem sido equiparado a um dos piores sistemas de extorsão da era moderna, recentemente tendo-se assistido ao caso da modalidade gratuita da HP que deixou de ser gratuita, ou então, nas limitações ridículas a que os fabricantes chegam. Como neste caso, de um utilizador que descobriu que a sua impressora Epson se recusava imprimir documentos apenas a preto depois dos tinteiros de cores se terem esgotado.


Poderia parecer lógico para qualquer pessoa que, apesar de não ter os tinteiros de cor, deveria ser possível continuar a imprimir documentos apenas a preto, usando o tinteiro de cor preta. No entanto, para a Epson, essa situação aparentemente banal é algo tão extraordinário que tem que ser tratada como uma situação temporária de emergência. Sim, afinal é possível imprimir a preto usando apenas o tinteiro preto, mas a Epson avisa que tem que ser apenas durante pouco tempo, sob pena de danificar permanentemente a cabeça de impressão.

A questão é: se afinal a impressora não consegue passar uns tempos sem os tinteiros de cores, imprimindo apenas com o tinteiro preto; quer dizer que então também não poderemos ter a impressora parada durante umas semanas, ou meses, por não estar a ser dado uso às cabeças de impressão?

Infelizmente, o panorama actual nas impressoras parece resumir-se a ter que escolher entre o "mal menor" tendo em conta aquilo que se pretende; e de preferência, optando por modelos que não dificultem a utilização de tinteiros reciclados reenchidos.

18 comentários:

  1. Há mutos anos tive uma multifunções Epson que tinha esse mesmo problema. Nunca mais comprei Epson, mas até pensei que se tinham deixado destas tretas.

    ResponderEliminar
  2. Não sei qual é a grande proeza desse artista que só em 2021 é que descobriu isso.
    Tive durante muitos anos uma Epson, comprada em 2003, que funcionava da mesma maneira, tinha o sistema de 5 tinteiros, que ainda hoje existem em vários modelos deles, e bastava um não ter tinta para não se conseguir imprimir.
    Mas também não havia grande problema, um tinteiro original Epson era menos de 15€, e um de linha branca era menos de 2 €, bastava fazer stock preventivo.
    Mas acho muita graça a esta gente, que consegue ir-se queixar para o Twitter de uma coisa que é assim há décadas, e que está claramente indicada no manual de instruções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dedicou o seu tempo a denunciar uma situação que já se sabe que é assim há 20 anos, mas não teve tempo de ler o manual de instruções, que diz claramente que. Que herói, façam-lhe uma estátua!
      Eu não sei em que raio de mundo vive esta gente, que não faz o mínimo de pesquisas sobre o produto que vai comprar, mas depois vai fazer queixas ignorantes, relativas a um modo de operação que o fabricante anuncia claramente.
      Encontrei isto em 10 segundos no Google, assim consigo saber que há modelos da Epson que funcionam mesmo com o tinteiro das cores vazio, e outros que não funcionam, e quais são:
      https://www.epson.pt/viewcon/corporatesite/kb/index/1782

      Eliminar
    2. Vitor, como já foi dito, não é por "ser assim há muito" que se deve deixar de criticar situações como estas, que são um autêntico abuso - e que os fabricantes esperam que se torne tão "normal" que já nem sequer dispute a irracionalidade da coisa.
      Quanto a ler o manual, quantas pessoas conheces que leiam o manual ou, neste caso, que o façam antes sequer de comprarem o produto? A esmagadora maioria das pessoas só descobrirá isto no dia em que estiver sem tinteiros de cores, e achar - na sua inocência - que poderá continuar a imprimir só a preto.

      Eliminar
    3. E muitos dos modelos mais recentes não permitem sequer a utilização de tinteiros de linha branca.

      Eliminar
    4. Estou com esse problema, como posso contornar a situação?

      Eliminar
  3. Seguramente não voltarei a comprar Epson.

    ResponderEliminar
  4. Pode indicar que impressoras funcionam com tinteiros reenchidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz ao contrário, vê que tinteiros reenchidos existem e depois vê para que impressoras servem...

      Eliminar
    2. HP funciona só com tinteiro a preto... O de cores chega a nao ter mesmo cartucho e imprime na mesma.

      Eliminar
  5. Há 12 anos que uso impressoras Epson com sistemas CIS (continuous ink system). Já usei com tinteiros na lateral, mas posteriormente passei para uma WorkForce Pro, e uso tinteiros de 100ml. Tirando umas pilhas dos chips, nunca tive problemas e até hoje não limpei o depósito em 9 anos.

    ResponderEliminar
  6. https://www.youtube.com/watch?v=AHX6tHdQGiQ

    ResponderEliminar
  7. As hp já me davam problemas semlhantes há alguns anos. algumas recusavam-se a imprimir e outras imprimiam em branco até meter o tinteiro supostamente em falta e de repente voltavam as outras cores a imprimir também

    ResponderEliminar
  8. Pode ter muitos defeitos, mas foi das primeiras que vi a vender tinteiros a preços aceitáveis com as sua linha Eco Tank.

    ResponderEliminar
  9. Tive uma impressora Epson no trabalho que trabalhava imenso e sempre sem problemas. Um dia a meio duma impressão dum documento aparece uma mensagem de erro a dizer que a impressora atingiu o limite de impressão e tinha de ser substituída. Nunca mais se comprou nada da Epson

    Em casa tinha uma multifunções HP que se recusava a imprimir com tinteiros reciclados (2 conjuntos). Voou literalmente pela janela e nunca mais comprei ou comprarei produtos HP.

    Amigos e conhecidos já encaminhei para outras marcas mais éticas

    ResponderEliminar
  10. Acho que a razão para algumas impressoras não quererem deixar imprimir a preto é porque alguns modelos inserem uns micropontos que identificam qual foi a impressora usada para criar esse documento, para que quando a polícia quer saber quem imprimiu determinada página consiga ir ter com o fabricante e depois rastrear a venda da impressora até ao consumidor final... em algumas impressoras esses micropontos são criados usando a tinta de cor amarelo, e logo precisa de ter as cores para criar essas marcas. Acho que como se tornou conhecimento comum a utilização dessa técnica dos micropontos a amarelo os fabricantes alteraram as técnicas para esconder tal informação, mas ela continua lá.

    ResponderEliminar
  11. Se fosse só a Epson...
    Tenho uma Brother e acontece o mesmo, quando acaba algum tinteiro de cor avisa que só é possível imprimir com o tinteiro preto temporariamente, mas se for desligada da energia e voltar a ligar deixa logo de se conseguir imprimir!

    ResponderEliminar