2021/02/04

MS Authenticator prepara importação de passwords

Depois de ter ganho a gestão de passwords, o Microsoft Authenticator facilita a sua importação de outros serviços.

O Microsoft Authenticator começou a vida como mais uma app de geração de códigos 2-factor para reforçar a segurança nos logins, mas no final do ano passado passou também a ter um gestor de passwords integrado. Agora, a MS reforça essa vertente, adicionando-lhe a capacidade de importação de passwords (por enquanto na versão beta).

O processo de importação de passwords não é feito directamente a partir de outros serviços, mas através de um ficheiro CSV intermédio, o que significa que os utilizadores terão que tratar de exportar as passwords dos serviços que utilizam, com a Microsoft a disponibilizar instruções sobre como o fazerem para o Chrome, Firefox, LastPass, Bitwarden, e Roboform. Disponibiliza ainda um ficheiro CSV de referência que pode ser usado para preencher as passwords vindas de serviços no formato adequado para serem importadas no Authenticator.

Sabendo-se que hoje em dia é praticamente indispensável usar um gestor de passwords para facilitar a utilização de passwords únicas e seguras - acompanhadas pela autenticação 2-factor sempre que possível, este Microsoft Authenticator passa a ser mais uma das opções gratuitas disponíveis.

3 comentários:

  1. Excelente. É sempre bom poder contar com alternativas.

    ResponderEliminar
  2. Ter o 2FA e o gestor de pass na mesma app não me agrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso concordo!

      E por isso que uso lastpass no desktop e o Authy no smartphone. Convem estarem separados, acho eu

      Eliminar