2021/02/23

Notícias do dia

Canal Star chega à Disney+; Samsung compromete-se a 4 anos de actualizações de segurança; Perseverance envia vídeos do pouso em Marte; Huawei apresenta Mate X2; Elon Musk promete Starlink a 300Mbps para este ano; Spotify prepara modalidade HiFi com qualidade "CD"; e Facebook recua no bloqueio às notícias na Austrália,

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk de 200GB.

iOS 14.5 mais resistente contra hackers

A Apple vai reforçar a protecção dos ponteiros de memória no iOS 14.5, dificultando a tarefa a hackers em busca de vulnerabilidades que permitam comprometer o sistema. Como bem sabemos, demonstrando pela interminável disponibilização de actualizações com correcções de segurança, não existe software 100% seguro. Dito isto, grande parte das vulnerabilidades nos sistemas ocorrem por culpa de alguns elementos básicos e fundamentais na forma como os programas são executados: os buffers de memória e os ponteiros que indicam onde estão dados ou instruções - com o truque a ser tentar manipular estes elementos de forma a que permitam aceder a zonas que não deveriam ser acedidas.

No iOS 14.5 a Apple vai aplicar um sistema de protecção adicional a estes ponteiros de memória, que os especialistas dizem que irá praticamente eliminar a possibilidade de ataque por esta via. Isto não significa que o iOS se irá tornar 100% à prova de hackers, mas deverá tornar essa tarefa bastante mais difícil e dispendiosa (e tendo em conta que havia empresas de segurança que já pagavam 1 milhão de dólares por vulnerabilidades que permitessem "infectar" um iPhone, é de crer que essas recompensas passem a ser ainda mais elevadas).


Netflix testa downloads automáticos

Gostariam de não ter que gerir os downloads na Netflix para verem as séries em modo offline sem gastarem dados móveis? A Netflix parece estar prestes a resolver isso com uma nova opção que permite fazer a gestão automática dos downloads, e em que os utilizadores têm apenas que definir quanto espaço do seu smartphone ou tablet estão dispostos a ceder para isso.

Este Downloads For You é diferente do Smart Downloads já existente, que se limitava a descarregar os episódios seguintes das séries que se estão a ver, em vez disso apostando na capacidade de previsão da Netflix em adivinhar que tipo de séries poderemos gostar. Quanto a mim, acho que continuo a preferir ser eu a dizer que séries ou filmes gostaria de ter em modo offline manualmente - não vá um qualquer bug fazer com que esta funcionalidade (ou outras do género) decidam comer gigabytes de dados móveis inadvertidamente - mesmo quando é suposto usarem apenas a rede WiFi.


Sony prepara PlayStation VR para a PS5

Era algo que já se sabia que seria praticamente inevitável, mas que a Sony agora oficializa: vamos ter um novos óculos PlayStation VR para a PS5. Para esta nova geração VR a Sony promete resolução melhorada e um campo de visão mais alargado, resolvendo os dois principais aspectos que importava melhorar nos PSVR originais; e também novos controladores que deverão integrar a tecnologia de feedback táctil melhorado estreado nos controladores DualSense.

Infelizmente, é algo que ainda vai demorar, pois a Sony diz que ainda tem muito trabalho pela frente, e que garantidamente não teremos estes novos óculos no mercado este ano. De qualquer forma, é sempre bom ter uma "garantia" oficial de que a Sony não vai desistir do VR - especialmente face à aparente ausência de interesse do campo oposto (Xbox) nesta tecnologia.


Oppo Wireless Air Charging carrega a 10cm


Não sendo tão impressionante quanto o carregamento wireless a metros de distância mostrado pela Xiaomi, a Oppo revelou o seu Wireless Air Charging, que permite expandir a distância dos carregamentos wireless existentes - em que os dispositivos têm que estar praticamente encostados ao carregador wireless - para cerca de 10cm.

Embora toda a evolução seja bem vinda, não sei até que ponto uma distância tão reduzida seja significativa face a ter o smarthone pousado, mas é sempre um passo no bom sentido. Como sempre, falta apenas saber de que níveis de eficiência se está a falar - algo que tem sido quase tabu em todos os sistemas de carregamento wireless.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Curiosidade do dia: Contrariando o que se possa pensar, a quantidade de spam nos emails tem caído drasticamente ao longo da última década. Em 2009 o spam representava mais de 92% de todos os emails, em 2019 esse número caiu para menos de 30%.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)