2021/02/19

Perseverance aterra com sucesso em Marte

Acompanhado com atenção por milhões de pessoas, a chegada a Marte do novo e mais avançado rover jamais criado - o Perseverance - foi feita com sucesso.

Sempre em ambiente de alta ansiedade até que o rover sinalizasse estar no solo do planeta vermelho, a primeira comunicação foi recebida com uma dose reforçada de alegria e alívio, sendo pouco depois seguida pelo envio de algumas imagens de baixa resolução (a que está no topo do artigo), ainda com as protecções das câmaras. Nos próximos dias deveremos ter direito às primeiras imagens com melhor qualidade, assim como a confirmação de que todos os sistemas do Perserverance estão a funcionar correctamente.


O Perseverance conta com um sistema de navegação autónomo que agilizará a sua locomoção em Marte sem necessidade da assistência contínua dos operadores na Terra (evitando os prolongados atrasos por conta da distância); vai poder recolher amostras em tubos selados que depois poderão ser recolhidos por uma futura missão que os trará de regresso à Terra e - não menos importante - leva também o primeiro helicóptero que irá voar fora do planeta Terra.

Muitas coisas para irmos acompanhando ao longo dos próximos meses!


Actualização: Foto do processo de aterragem quando o Perseverance era baixado pelo "guindaste voador". As fotos não tratadas captadas pelo rover irão sendo disponibilizadas aqui.



Actualização: Agora também em vídeo.


1 comentário:

  1. Já lá vão os dias em que semelhante notícia seria um grande regozijo para mim.

    Mas neste momento, considero que cada grama que seja de matéria enviada por seres humanos para aquele planeta, não passa de puro lixo.

    ResponderEliminar