2021/03/04

Apple facilita transferência de fotos iCloud para Google Photos

Dando aos utilizadores maior controlo sobre as suas fotos e vídeos, a Apple disponibiliza uma opção de transferência do iCloud para o Google Photos.

Muitas vezes se fala de como as plataformas usam os seus muitos serviços como uma "prisão" para manterem os utilizadores, que praticamente desistem de se mudarem para outra plataforma ao pensarem para a enorme trabalheira que terão para transferir os seus dados. No passado isso levou a que a Google disponibilizasse ferramentas como o Google Takeout (que recentemente até passou a permitir seleccionar álbuns de fotos), e agora é a vez da Apple facilitar a vida aos utilizadores.

Quem der um salto ao site de privacidade da Apple, verá uma opção de transferência de dados que permite fazer a transferência directa das fotos e vídeo do iCloud para o Google Photos.
A ferramenta está preparada para permitir mais serviços no futuro, mas por agora apenas disponibiliza o Google Photos como opção para exportação. É também indicado o espaço que a transferência irá ocupar no serviço de destino (no meu caso, uns módicos 22GB - que serão dispensáveis pois já mantenho as fotos no Google Photos), e a única opção adicional que nos é dada é a de seleccionarmos se queremos só as fotos, só os vídeos, ou ambos - não temos opções para seleccionar pastas ou fotos por datas.

O processo de transferência pode demorar entre três e sete dias, pelo que não será adequada para situações em que se queira isto feito de um dia para o outro. Por outro lado, tendo em conta fazer o download e upload de dezenas de gigabytes de um lado para o outro, talvez seja mesmo a melhor opção.

3 comentários:

  1. e qual a melhor maneira de passar do iCloud para um disco no computador? Thx

    ResponderEliminar