2021/03/13

Investigadores medem gravidade exercida por objecto de 90mg

A força da gravidade liga todos os elementos do universo, e investigadores conseguiram medir a gravidade exercida por uma diminuta esfera com 2mm e peso de apenas 90mg.

Pode quase fazer derreter alguns neurónios que todos os elementos com massa exerçam uma força gravítica em todos os outros elementos, sendo uma das forças elementares do nosso universo. Quando se tratam de objectos massivos como o Sol ou a Terra, esse efeito dispensa explicações, sendo o que mantém o nosso planeta a orbitar o Sol, ou a manter-nos com os pés no chão em vez de flutuarmos para o espaço. Mas as coisas tornam-se mais difíceis de detectar quando se tratam de objectos diminutos.

Todos os objectos exercem uma força gravítica, quer seja uma pessoa, um carro ou um prédio. A diferença é que se trata de uma força negligenciável que simplesmente descartamos como não a sentirmos. Mas, investigadores conseguiram medir a ínfima força gravítica exercida entre duas esferas de ouro com 2mm e apenas 90mg de peso.

O desafio para medir uma força tão reduzida é de tal magnitude que as medições podiam ser afectadas por coisas como uma pessoa a passar a 3 metros do sistema, ou um eléctrico a passar a 50m. Algo que dificultou a experiência, forçando os investigadores a realizarem as medições à noite, para reduzir as fontes de interferências. E o resultado foi a medição de uma força de 9 x 10-14 Newtons.

Agora só precisamos dominar esta força e encontrar forma de criar uma "anti-gravidade", para podermos revolucionar a forma de propulsão e dispensarmos os arcaicos foguetes químicos dos quais dependemos sempre que queremos sair do planeta. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)