2021/03/18

iPads Pro com mini-LED e Thunderbolt chegam em Abril?

Parece estar para breve a chegada de uma nova geração de iPads Pro, que poderão estrear ecrãs mini-LED, ligação Thunderbolt, e usar um novo CPU de classe "M1".

Há muito que se fala dos novos iPads da Apple, e os rumores quanto ao seu lançamento intensificam-se, parecendo comprovar que teremos mesmo direito a apresentação de uma nova geração iPad Pro ainda este mês, com as entregas a começarem em Abril.

Depois de no ano passado o destaque ter sido dado ao LIDAR, para este ano são esperadas outras novidades que poderão ser de maior vantagem funcional para os utilizadores. Espera-se que estes novos iPad Pro, pelo menos na variante de 12.9", venha a estrear um ecrã Mini-LED, que serviria como opção de recurso para evitar a utilização de um ecrã OLED, mas permitiria ter local dimming e melhorar substancialmente o nível de contraste do LCD, assim como a apresentação de conteúdos HDR.

Outra das coisas que está em cima da mesa é o upgrade ao USB-C, que nesta geração pode passar a incluir Thunderbolt. Se bem que, para isso, o melhor seria já dar o salto para USB4, unificando o USB e o Thunderbolt, e assim garantindo que ficaria a questão arrumada para a próxima década.

E por fim, no CPU, podemos assistir a uma nova direcção para os iPads, que até aqui têm usado os CPUs usados nos iPhones com pequenas alterações, mas que nesta geração poderão começar a divergir e optar por utilizar a mesma classe de chips M1 que a Apple está a usar nos Macs. Algo que efectivamente permitiria transformar os iPads em verdadeiros tablets transformáveis Mac (se bem que é tudo uma questão de perspectiva, e poderia dizer-se que foram os Macs a aproximarem-se do iPad e iPhone).

Uma vez que não temos eventos presenciais, que obrigariam a dar um pré-aviso com grande antecedência por conta da logística, a Apple fica com total liberdade para poder anunciar o evento de apresentação de um dia para o outro, ou com poucos dias de antecedência. Neste momento os rumores apontam para que esse evento possa ser feito já na próxima semana. Pelo que, é só aguardar mais um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)