Na nova geração de carros, a Tesla implementou um sistema que diz ser capaz de determinar automaticamente se o condutor quer ir para a frente ou para trás, fazendo com que apenas seja necessário carregar no travão e acelerador sem preocupações adicionais. Ainda assim, e sabendo que haverá situações que nenhum sistema automático será capaz de adivinhar, há também a possibilidade de se escolher manualmente a marcha-atrás. Sem controlos físicos dedicados à caixa de velocidades, isso é agora feito com um gesto de deslizar no ecrã central do carro. Tocando no icon do carro na parte lateral e arrastando para cima, fica-se com o carro a andar para a frente; arrastando-se para baixo, fica-se com o carro a andar para trás.
Ok, so this is how u change gears on the new S/X 🤔😎@elonmusk @tesla pic.twitter.com/dXtsSzQBAS
— Michael Hsu (@hsumacher) March 24, 2021
Mesmo tendo enorme curiosidade para ver que tal o sistema automático funcionará; não posso deixar de imaginar todo um conjunto de situações em que será necessário fazer a selecção manual e que, devido ao facto de ser algo que fica dependente do ecrã, poderá deixar os condutores encravados no caso deste ficar avariado - para não falar de como será pouco prático, numa situação de emergência em que se queira fazer algo como meter marcha-atrás rapidamente, tentar acertar e deslizar num pequeno icon no ecrã.
É bom ver a confiança que Elon Musk deposita na capacidade autónoma dos carros decidirem o que é melhor, mas é preciso não esquecer que também tem prometido o modo FSD "para breve" há mais de meia década, e bem sabemos como isso vai.
Eu fico parvo é como estas coisas são aprovadas como seguras, parecem funções inventadas por totós.
ResponderEliminar