2021/03/04

Microsoft Mesh facilita a criação de mundos virtuais partilhados

Os óculos HoloLens ainda estão longe de terem um preço para todos, mas a MS mostra-nos como poderão potenciar cenários de tele-presença no futuro com o Microsoft Mesh.

Apesar de ter desistido do Kinect (grande erro!) a Microsoft continua a investir fortemente nas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada (mixed reality - como eles gostam de chamar). O Microsoft Mesh é a plataforma com a qual a MS espera agrupar múltiplos utilizadores em diferentes locais, trazendo-os para um espaço virtual único partilhado, que permita a sua colaboração.

Tendo em conta o efeito que a pandemia Covid-19 teve a nível de confinamentos e trabalho remoto, é o tipo de solução que seguramente passará a ser recebida com mais interesse em vez de ser descartada como "futurologia".

Claro que por agora a concretização deste objectivo deixa bastante a desejar. Os HoloLens são demasiado caros, e sofrem com um campo de visão extremamente reduzido que rapidamente desaponta quem os experimentar com expectativas elevadas; mas sabemos que esta é uma área onde se esperam grandes revoluções nos próximos anos, com imensas empresas a desenvolver óculos VR/AR - incluindo a Apple. Será por isso que a MS quer ficar desde já preparada para ter o "Zoom" da era VR.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)