2021/03/16

Notícias do dia

Elon Musk passa a "Technoking" da Tesla; "Quadradinho do Costa" exibe o semáforo de desconfinamento Covid-19 tal como deveria ter sido feito; VW revela planos para produção de baterias com 6 "giga-factories" na Europa; Google Nest Hub 2 usa Soli para sleep tracking; e mais um caso que mostra os riscos de usar SMS, através de um serviço de redirecionamento de SMS por apenas $16.

Antes de passarmos às notícias, ainda vais a tempo de participar no passatempo livro FCA desta semana: o "Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações"; e também já arrancou o novo passatempo gadget da semana, que te pode valer um anel de luz LED. Participa e partilha.

Google lança site para famílias

A Google apresentou um novo site dedicado às famílias, onde os pais podem encontrar toda uma série de informações e recomendações sobre como devem lidar com o uso da tecnologia por crianças. Algo que se torna indispensável numa altura em que todas elas acabam por ser forçadas a passar muitas horas à frente do computador, nem que seja para assistir às aulas remotas.




A par disto, temos também a actualização do Family Link, que passa a permitir coisas como o acesso sem limites a determinadas apps, que passam a ficar à parte do sistema de contabilização de uso de apps, e que permite que - por exemplo - se possa deixar que o smartphone ou tablet possa ser usado com uma app de calculadora, mesmo que o dispositivo já tenha ultrapassado os limites definidos para o uso diário.


Nearby Share para todos

A Google parece querer recuperar de anos de experiência semi-falhadas no Android, apostando numa rápida evolução do Nearby Share que permite simplificar a experiência de partilhar coisas entre equipamentos Android próximos. Para breve parece estar a capacidade para facilmente se mudar entre o modo de partilha apenas para pessoas que temos nos contactos ou para todos os dispositivos próximos, incluindo um modo temporário que mantém a visibilidade para todos apenas durante cinco minutos, regressando posteriormente ao modo mais privado apenas para contactos.

Outra novidade prometida para breve, é que também será possível fazer uma partilha para vários destinatários em simultâneo, evitando a necessidade de partilhar as coisas repetidamente para cada pessoa individualmente.


App da Disney passa os 100M de downloads

Servindo de confirmação adicional do sucesso do Disney+, que recentemente tinha anunciado ter mais de 100M de subscritores, eis que isso fica reforçado pelo facto da app ter também ultrapassado a marca dos 100 milhões de downloads na Play Store.

Apesar de isto nada nos dizer quanto às pessoas que descarregaram a app para experimentaram o serviço e depois cancelaram a subscrição, também é preciso ter em conta que teremos mais umas largas dezenas de milhões de utilizadores no iOS (a app aparece na 4ª posição no top da Apple na categoria de entretenimento) - mas infelizmente a Apple não apresenta o número de downloads na App Store.


Actualização do Windows 10 provoca BSOD com impressoras Kyocera

Bem vindos a mais uma actualização do Windows 10 com efeitos secundários adversos, que infelizmente já se está a tornar numa tradição. A actualização Windows 10 KB5000802 de Março que ainda por cima é uma actualização de segurança que é aplicada automaticamente, está a provocar os célebres encravanços BSOD (Blue Screen of Death) quando os utilizadores tentam imprimir para impressoras Kyocera.

Entretanto a MS já disponibilizou uma actualização para os Windows 10 20H2, version 2004 e mais antigos, que diz que evita este problema, mas que terá que ser instalado manualmente com um salto à página de actualizações e procurando na secção de actualizações adicionais, com as referências KB5001567 (v2004/20H2), KB5001566 (v1909), KB5001568 (v1809) and KB5001565 (v1803).

Se estavam a desesperar com crashes ao imprimir sem que tivessem feito "nada", ficam a saber que o "nada" veio da parte da Microsoft.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro ecrã de plasma a cores foi criado em 1992, com a Philips e a Pioneer a começarem a comercialização dos seus primeiros televisores de Plasma em 1997. Estes primeiros modelos tinham uma dimensão de 42" (na altura considerada "gigante") e uma resolução de apenas 852×480 pixeis, e um preço exorbitante de cerca de 15 mil euros.

2 comentários:

  1. A google tem continuamente investido em suportar as familias. Mas depois falha nos processos mais simples. O simples acto de tentar dar autorização em google drive a uma app externa de uma conta <13 anos é surreal e impossivel pelo que me percebi. Melhor ainda o suporte por chat só esta acessivel a maiores de 13 anos, e quanto tentamos pedir ajuda a resposta é que só podem prestar auxilio nas contas nas quais não se pode recorrer ao chat. :) Muitos produtos a manter dá nisto. :)
    Não invalida o trabalho que têm colocado claro.

    ResponderEliminar
  2. O problema com as impressoras nessa malfadada atualização do Windows 10 não ocorreu apenas com as impressoras Kyocera. Foi com todas as impressoras se rede.

    Estou em teletrabalho e por acaso não sofri, mas outros colegas meus ficaram sem acesso aos PCs da empresa por causa dessa falha.

    ResponderEliminar