2021/04/30

AirTags permitem espiar parceiros em relações abusivas

Entidades de protecção de vítimas estão preocupadas com o abuso dos novos trackers AirTag da Apple, que poderão permitir espiar os parceiros em relações abusivas.

A Apple apresentou recentemente os seus trackers AirTag e apressou-se a referir que contam com um sistema anti-stalking que pretende impedir que possam ser usados para seguir pessoas sem o seu consentimento. No caso de dispositivos iOS o sistema faz surgir um aviso quando um iPhone detecta um AirTag não associado por perto durante demasiado tempo; nos Android, emite um alerta sonoro se estiver mais de três dias longe do iPhone a que estiver associado.

No entanto, é este último caso que levanta preocupações. Não só os três dias antes de começar a apitar são excessivos, permitindo saber por onde uma pessoa andou durante todo um fim-de-semana (por exemplo), como não contemplam o caso de relações abusivas onde a pessoa regresse a casa todos os dias, permitindo ao AirTag ligar-se ao iPhone associado e prolongar o período de espionagem por mais três dias, sem qualquer alerta.
Apesar da Apple poder ajustar este período, a preocupação mantém-se mesmo que a Apple reduza este prazo para apenas um dia; podendo ser necessário equacionar a possibilidade destes alertas sonoros terem que ser dados num prazo de poucas horas, o que por outro lado poderá entrar em conflito com quem deseje fazer tracking legítimo de objectos dos quais não estará perto durante a maior parte do tempo. E, como se pode imaginar, neste caso isto não é algo que possa ficar como opção à disposição do utilizador, senão também quem os desejasse usar para fins abusivos colocar o prazo no máximo.

Os AirTags não são os primeiros trackers de pequenas dimensões, e quem estiver nestas relações abusivas provavelmente já poderá estar a ser seguido através do próprio smartphone. No entanto, a cobertura da rede Find My da Apple, em que bastará passar um iPhone por perto para localizar estes AirTag, é imensamente superior a todas as demais redes já criadas para a localização de tags Bluetooth, o que a torna bastante mais apetecível. Em testes feitos, até um carro de alguém com um iPhone a passar na proximidade de um AirTag é suficiente para "marcar" a sua posição.

Veremos o que irá a Apple dizer sobre este assunto, e se consegue arranjar uma solução que reduza as possibilidades de abuso - algo que poderia ter sido feito se, à semelhança da parceria que fez com a Google para o tracking de Covid-19, também a tivesse feito para efeitos de utilização dos AirTag e outros trackers, criando um sistema global e universal, acessível tanto em iPhones como em Androids.


Actualização: aí estão as alterações esperadas (e uma menos esperada).

5 comentários:

  1. Uma questão um pouco ao lado, todo este tracking fico a questionar me se o consumo de bateria não vai aumentar devido ao uso de GPS. Pelo que entendo, cada iphone torna se num sensor e regista todas as tags que vê(Bluetooth-range), para reportar uma localização eficaz da airtag o iphone deve registar horadata e local(gps/GSM/Wifi) de cada airtag que vê e enviar essa info para "appleservices", isso não vai aumentar consumos de bateria?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Isto é relativamente fácil de resolver, é fácil para a Apple saber ao final de alguns dias quais os airtags que existem numa casa, sabendo isso por proximidade e registo das mesmas. Nessa altura é fácil depois avisar se um airtag de outro habitante da casa está perto de outro habitante da mesma quando fora de casa e o proprietário não esta presente no momento.
    No caso de apartamentos próximos se o proprietário de registo de cada airtag não for o suficiente pode sempre confirmar aos utilizadores próximos quais são os seus airtags pedindo a confirmação na altura aproximando os airtags a uma distancia de centímetros.

    ResponderEliminar
  4. Ou mais simples até..
    Pode ser na simples base de detetar se em movimento um airtag que não o registrado pelo utilizador esta sempre perto quando a pessoa se desloca e para.
    Se isso continuar durante uma pequena quantidade de tempo consistemente então avisa o utilizador que tem um airtag que nao o dele a "seguir-lo"

    ResponderEliminar