2021/04/28

Como desbloquear o iPhone com máscara e Apple Watch no iOS 14.5

Uma das maiores novidades do iOS 14.5 é permitir o desbloqueio do iPhone quando se usa uma máscara - desde que se tenha um Apple Watch no pulso.

A aposta da Apple no sistema Face ID em exclusivo nos novos iPhones tornou-se num grande inconveniente com a utilização das máscaras faciais. Enquanto se aguarda que a Apple reconsidere e volte a acrescentar um sensor de impressões digitais (nem que seja no botão de power, como fez nos iPads), a solução da Apple passa por recorrer ao Apple Watch.

Há muito que nos Androids se pode usar uma bracelete ou smartwatch bluetooth para validar o desbloqueio de um smartphone, e foi precisamente isso que a Apple fez, embora com uma série de detalhes que visa dar maior segurança ao sistema.
Para que este sistema funcione será necessário ter o iPhone com Face ID e iOS 14.5 e o Apple Watch com watchOS 7.4. Depois terá que se activar a opção de desbloqueio do iPhone com Apple Watch, em Settings > Face ID & Passcode > Unlock with Apple Watch.

No entanto, há algumas ressalvas:
  1. O Apple Watch tem que estar emparelhado com o respectivo iPhone
  2. Tanto o Apple Watch como o iPhone têm que ter WiFi e Bluetooth activados
  3. O Apple Watch tem que ter um código de bloqueio e detecção de pulso activada
  4. O Apple Watch terá que estar colocado no pulso e desbloqueado
E por último, para que o sistema entre em acção, o iPhone tem que detectar um rosto com uma máscara (a cobrir a boca e o nariz), efectuando o desbloqueio desde que o Apple Watch esteja por perto.


A Apple também indica que não está a ser feito qualquer reconhecimento de rosto via Face ID, pelo que qualquer pessoa com uma máscara poderá desbloquear o iPhone - desde que se mantenha próximo do dono do iPhone com o Apple Watch no pulso. No entanto, quando isso acontece, o Apple Watch vibra e dá uma opção para bloquear o iPhone remotamente, para prevenir abusos. Também de notar que, embora este sistema permita desbloquear o iPhone, não permite o acesso a compras, passwords, ou outras coisas que normalmente podem ser acedidas via Face ID.

3 comentários:

  1. Parece que é preciso andar com o manual atrás

    ResponderEliminar
  2. Não há ninguém que quer ajudar o pobre
    Roubaram o phone da minha menina tenho o Emei
    Ninguém e capaz de me ajudar a bloquear o acesso ao telefone
    Comprei outro e não consigo abrir o wi-fi
    E na vida difícil k está tinha tudo mas tudo da escola
    Já que ao consigo recuperar alguém me ajuda a bloquear o telefone

    ResponderEliminar
  3. Nunca use desbloqueio com impressão digital ou rosto.Em caso de assalto e ou sequestro. Ou até em situações em que a polícia possa lhe prender. As suas impressões e rosto podem ser roubadas de si e o seu telemóvel ser usado e toda a informação roubada, sem o seu consentimento ou possibilidade de evitar. Palavra passe está seguro na sua memória. Isso é segurança. Seja inteligente.

    ResponderEliminar