2021/04/06

Disco externo 12TB WD Elements a €199.99

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de muitos terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este WD Elements Desktop de 12TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos (até para quem mantenha uma colecção de gravações Ultra HD 4K), sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud.
Este disco externo WD Elements Desktop de 12TB está actualmente disponível por 199.99 euros na Amazon Espanha. Têm também a versão de 8TB por 145 euros; ou ainda a versão portátil WD Elements 4TB a 98 euros se o objectivo for andar com ele para todo o lado.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup, como o Macrium Reflect Free, e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar... já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer qualquer coisa, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

2 comentários:

  1. Backup é uma coisa, outra coisa é ransomware (furto e/ ou cifra dos dados, e pedido de resgate)... este WD Elements não parece ter características que o tornem seguro para protecção dos dados lá armazenados desse tipo de ataques.
    E só tem garantia de 2 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que a bem dizer nenhum HDD/SDD é seguro para resistir a ransomware (a segurança tem de existir antes de chegar ao disco... na camada de proteção ao nível da rede, da firewall e software antivirus/antimalware, entre outros).

      Depois existe a questão da fiabilidade do disco em si (mecânica, defeitos de fabrico, pequenos acidentes/quedas, etc), as condições de funcionamento do mesmo, etc...

      Posto isto, e ainda que o custo deste HDD não seja proibitivo face à capacidade, ainda assim eu optava por comprar 2 de 6TB (ficam mais baratos que 1*12TB), mantendo uma redundância entre eles (não era criar um NAS, era ter um ligado fisicamente ao "sistema" e outro Offline, fisicamente guardado noutro local). Periodicamente (com alguma frequência) ligavam-se os 2 discos a uma máquina sem acesso ao exterior para fazer backup de um disco para o outro. Não sendo à prova de bala, creio que já teria mais segurança/fiabilidade do que a maioria das pessoas atualmente faz.

      Eliminar