2021/04/19

Galaxy S22 sem sensor ToF 3D

A Samsung decidiu continuar com um sensor laser AF no próximo Galaxy S22 em vez de um sensor ToF como no Galaxy S20 Ultra.

A Samsung reconsiderou voltar a adoptar um sensor ToF 3D para o próximo Galaxy S22, por conta da Apple ter adoptado esta tecnologia nos iPhone 12 Pro, mas optou por se manter com um sistema de laser AF como o que utilizou nos Galaxy S21. A empresa sul-coreana já utilizou um sensor ToF nos Galaxy S20 Ultra e no S10 5G, mas na geração seguinte limitou-se a adoptar um sensor laser AF. Um sensor laser AF dá apenas uma leitura da distância até ao elemento a fotografar, enquanto um sensor ToF dá uma imagem 3D completa (embora com uma resolução reduzida de 0.3MP no caso dos sensores que têm sido utilizados nos smartphones) em que cada pixel indica a distância desse ponto.
Para efeitos de focagem, sem dúvida que o laser AF é mais simples e económico, mas o sensor ToF será imprescindível para permitir aplicações de realidade aumentada mais realistas, possibilitando coisas como saber que partes das imagens virtuais ficarão atrás de objectos no mundo real.

A opção da Samsung parece indicar que, neste fase, não estará ainda disposta a apostar na realidade aumentada da mesma forma que a Apple tem feito; mas isso poderá mudar nos próximos anos, especialmente se / quando a Apple lançar os seus aguardados óculos de realidade aumentada, que garantidamente irão fazer com que muitos dos seus concorrentes passem a dar prioridade a essa área.

1 comentário:

  1. O S20 Ultra teve muitos problemas de focagem, por isso a samsung voltou ao laser

    ResponderEliminar