2021/04/29

Morreu Michael Collins - o astronauta "esquecido"

Um dos mais célebres astronautas "desconhecidos", Michael Collins, morreu vítima de cancro.

Pergunte-se a qualquer pessoa quem foram as primeiras pessoas a pôr os pés na Lua, e uma grande maioria saberá que foram Neil Armstrong e Buzz Aldrin na missão Apollo 11 em 1969; mas as missões Apollo tinham três tripulantes, e enquanto essa dupla famosa saltitava na Lua, havia um outro astronauta que permanecia no módulo de comando Columbia em órbita da Lua, à espera que os seus companheiros regressassem - esse astronauta era Michael Collins.
Collins era também um dos poucos astronautas, daquela altura, com formação universitária - e precisamente em mecânica orbital, o que terá sido um das factores para ter feito parte do grupo de eleitos que fez parte das missões à Lua. Fez muitos dos cálculos necessários para permitir o reencontro de duas naves em órbita (o que é bastante mais complexo do que se possa pensar), e também por isso terá sido seleccionado para permanecer no módulo de comando, para maximizar as hipóteses de recuperar o módulo lunar depois de ter sido lançado da Lua, caso alguma coisa corresse mal.

Depois de ter saído da NASA, Michael Collins esteve durante anos à frente do National Air and Space Museum do Smithsonian, tendo sido responsável pela sua transposição de um "velho barraco" para o espaço impressionante que mantém até aos dias de hoje.

Fica registado o nosso pequeno contributo para dar a conhecer este astronauta que não teve direito a tanto protagonismo como a dupla que pousou na lua, mas que merece nunca ser esquecido.

1 comentário:

  1. Imagino que dentro do pensamento dele sempre deva ter subsistido esta pergunta:
    "Como será pisar o chão da Lua?"

    No entanto, é óbvio que sem ele, os seus dois companheiros também não teriam tido a oportunidade para poder contar com realmente foi.

    Da minha parte, um muito obrigado Michael.

    ResponderEliminar