2021/04/13

Notícias do dia

Tesla aumenta preço do telhado solar para quem já passou quase um ano à espera; já se descobriu o segredo do funcionamento do novo lightsaber da Disney que se expande e retrai como nos filmes; Google Photos com reconhecimento de texto no desktop; Monster Mash da Google transforma desenhos em personagens 3D animados; Cloudflare Pages já disponível para todos; e Siri revela evento da Apple para 20 de Abril.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que esta semana te pode valer um barra LED Baseus para monitor.

Spotify lança Car Thing - gratuito, mas só para alguns

O Spotify já oficializou finalmente o seu Car Thing, um aparelho para colocar no carro com ecrã e botão rotativo gigante que funciona como um controlo remoto para o Spotify, e que também suporta comandos de voz. No entanto, por agora o produto será disponibilizado gratuitamente apenas a um número reduzido de clientes nos EUA que estejam interessados nele e sejam subscritores do Spotify Premium (mas que terão que pagar o envio).

Considerando que este Car Thing continua a estar dependente de um smartphone para funcionar (via Bluetooth), não sei até que ponto haverá muitas pessoas desejosas de pendurar mais um ecrã nos seus carros, quando o seu smartphone já pode desempenhar esta função - e terá que continuar a fazê-lo, já que o Car Thing não dispensa o seu uso. Uma coisa é certa, pelo menos acertaram no preço (gratuito), que também parece demonstrar que nem a Spotify saberá muito bem se haverá pessoas dispostas a pagar por isto (oficialmente, o preço será de $79.99 depois desta campanha inicial).


MS lança Surface Laptop 4

A Microsoft já apresentou a nova linha de portáteis Surface Laptop 4, que chegam acompanhadas por uma série de novos acessórios para facilitar as videoconferências que se tornaram na nova realidade com a pandemia Covid-19. O Surface Laptop 4 chega em versões de 13.5" e 15", com opção de CPUs Intel 11th gen ou AMD Ryzen, mantendo o mesmo formato e portas que a anterior geração Surface Laptop 3.
Adicionalmente, temos novos headsets com fio e sem fio, certificados para uso com o MS Teams, uma nova webcam 1080p com tampa para garantir a privacidade (mas sem Windows Hello), uma coluna USB-C com microfones com redução de ruído, também vocacionada para ser usada em chamadas em grupo, e ainda uns novos Surface Headphones 2+, também certificados para o MS Teams.


Bitcoin atinge novo máximo de $63K

Os Bitcoin voltam a dar que falar, atingindo um novo recorde máximo de mais de 63 mil dólares, numa reacção que poderá estar relacionada com a entrada da Coinbase em bolsa amanhã (14 de Abril).

Depois de ter sido desvalorizado por muitos como sendo um "esquema", e mais recentemente sendo acusado de ser um "desperdício de energia", os Bitcoins têm resistido e conquistado cada vez mais pessoas e empresas, e tornando-se cada vez mais comum como moeda alternativa descentralizada. Resta saber se as previsões de que poderá atingir os 100 ou 200 mil dólares (ou mais) se concretizarão, ou se a qualquer momento poderão dar novo tombo que as deixe com valor reduzido por mais alguns anos (ou permanentemente).


Taylor Swift lança remake de álbum para recuperar direitos

Taylor Swift tem estado envolvida num imbróglio sobre os direitos de autor, com os direitos sobre os seus primeiros álbuns a terem sido comprados por uma empresa com quem tem estado em litígio constante - e em que as músicas, mesmo sendo suas, não lhe pertencem nas versões que foram feitas. E agora, a artista que em tempos acusava o streaming de ser um desastre para os músicos, recorre ao streaming para se "vingar", lançando um remake de um dos álbum que tinha perdido, Fearless, e pedindo aos fãs que simplesmente ignorem a versão original que ficou fora do seu controlo.

Uma táctica que poderá fazer com que o valioso investimento que a dita empresa detinha sobre os primeiros álbuns se torne num activo venenoso e boicotado pelos fãs e que, quase garantidamente, irá obrigá-los a chegarem a acordo com a Taylor Swift para o evitarem - isto, se ela ainda estiver disposta a tal, depois de todos os anos de "maus-tratos" a que foi sujeita.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O mais longo cabo submarino é o SEA-ME-WE3 (South-East Asia - Middle East - Western Europe) que liga a Europa, Médio-Oriente, Ásia e Austrália, e se prolonga por 39 mil quilómetros, com ligações em dezenas de países, incluindo Portugal. Inicialmente tinha uma capacidade de apenas 0.02 Tbit/s (em 1999), mas ao longo dos anos foi recebendo upgrades na parte óptica, que actualmente lhe permitem atingir transferências de 4.6 Tbit/s (com a última actualização em 2015).

1 comentário:

  1. Bitcoin Derangement Syndrome is a recently identified ailment characterised by an unrelenting urge to think and talk about Bitcoin in a negative light. The syndrome appears to be the result of a gradual build up of saltiness over several years of regret of not buying Bitcoin. Therefore, if left untreated, it has the potential to consume one's life and damage their reputation beyond repair.

    ResponderEliminar