2021/04/23

Notícias do dia

Estado australiano quer taxar kms nos carros eléctricos; AirTags da Apple vêm com sistema anti-stalking; Windows 10 com estado do tempo e notícias na taskbar; como calibrar Apple TV com um iPhone; nas promoções temos um monitor gaming HP X24ih FHD 144 Hz a €169 e impressora multifunções HP Envy Photo 6230 a €85; e o Signal vinga-se da Cellebrite com ficheiros "envenenados" que exploram vulnerabilidades.

Antes de passarmos às notícias do dia, já temos livro FCA seleccionado para este mês: Práticas de Python - Algoritmia e Programação. Participa e partilha.

Apple enfrenta processo por "compras" revogáveis na iTunes Store

A Apple vai ter mesmo que enfrentar um processo que a acusa de enganar os clientes ao apresentar um botão de "comprar" nos filmes e séries na iTunes Store, mas cujo acesso pode revogar a qualquer momento - violando aquilo que os consumidores esperam ter quando compram um produto.

Infelizmente, esta tem sido a prática habitual na transição dos filmes e músicas em suporte físico para os meios digitais, em que em vez de se ter direito ao conteúdo, nos limitamos a ter um "licença" para aceder aos mesmos, e que - como diversos casos têm demonstrado - parece ser inevitável que acabe por ser cancelada em virtude de qualquer alteração dos contratos ou parcerias de direitos, ou simplesmente devido ao encerramento da plataforma. Com o mercado profundamente desequilibrado a favor dos "direitos de autor", talvez seja altura de repor algum equilíbrio assegurando os direitos dos consumidores.


Bitcoin cai para menos de $50K

Depois da subida astronómica, a queda. Os Bitcoins caíram para menos de 50 mil dólares, depois de há pouco mais de uma semana terem atingido novo recorde de mais de 64 mil dólares.

Não é nada de "anormal" tendo em conta a enorme volatilidade das criptomoedas, mas que relembra que todo e qualquer investimento feito nesta área deverá ser tratado como investimento de risco, e aquilo que se tem num dia, poderá valer uma fracção (ou nada) no dia seguinte.

Spotify prepara subscrição de podcasts sem comissões

A guerra pelo domínio dos podcasts está prestes a aquecer. Depois da Apple ter anunciando que pagava mais pelos streams aos artistas no Apple Music que o Spotify, o Spotify contra-ataca nos podcasts, respondendo ao anúncio de comissões reduzidas no serviço de subscrições de podcasts da Apple com o anúncio de que não cobrará comissões aos criadores na sua plataforma de subscrição de podcasts.

Os podcasts têm sido uma área onde não tem sido fácil para os criadores "facturarem" à conta do seu trabalho, normalmente tendo que recorrer a patrocínios e publicidade inserida nos podcasts; e que há muito aguarda a chegada de uma solução que permita um sistema fácil e universal de subscrições como os que existem para as apps. Amazon, Apple, Facebook e Spotify são os principais interessados em dominar neste sector, veremos se a ausência de comissões do Spotify lhe poderá garantir a vitória.


SpaceX lança Crew-2 com novo lote de astronautas

A SpaceX lançou hoje a segunda missão oficial com astronautas. São quatro astronautas que irão permanecer na ISS durante algum tempo, tal como o lote anterior, e que desta vez foram para o espaço usando um foguete e cápsula já "usados", demonstrando a capacidade de reutilização que tem sido a grande aposta da SpaceX para reduzir o custo dos envios para o espaço.

O lançamento ocorre às 4h29m no vídeo abaixo.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira placa de som para PCs a ter sucesso comercial foi a AdLib PCMS (AdLib PC Music Synthesizer), lançada em 1987, e que via com um chip Yamaha YM3812 com síntese FM que era imensamente mais capaz que o pequeno e limitado buzzer que os PCs tinham na altura. A Sound Blaster 1.0, que copiou a AdLib, só viria a ser lançada em 1989.

2 comentários:

  1. Só os tolos que compraram acima de 50000 usd é que neste momento estão debaixo de água...
    Tiveram vários anos para comprar 10x abaixo do preço actual... e com notícias do AADM!

    Apesar dos perigos que o editor continua a apontar, a Bitcoin continua a bombar. E vai ser uma surpresa para todos este ano...

    Comprem e mantenham.

    Caso contrário, divirtam-se a ser pobres.

    ResponderEliminar