2021/04/22

Windows 10 com modo "ecológico" para limitar apps

A MS está a testar uma funcionalidade "eco" para limitar a utilização de recursos por apps que possam estar a abusar do sistema.

Há muito que os utilizadores mais avançados sabem usar ferramentas como o Process Explorer para forçar a prioridade de processos e evitar que programas mais "absusivos" possam abrandar todo o sistema. No entanto, isso é algo que em breve poderá ficar mais acessível para todos os utilizadores com a chegada do modo "Eco". Por agora a ser testado no Insider Preview Build 21364, o Eco Mode permite que qualquer pessoa dê um salto ao gestor de tarefas do Windows 10, e limite o funcionamento de tarefas que estejam a consumir demasiados recursos.

Para um grupo mais restrito de beta testers, a MS está a testar uma funcionalidade que pode aplicar automaticamente este modo ao Chrome ou Edge, caso estes browsers comecem a tornar-se demasiado "pesados".

E falando do Edge, também serão exibidos detalhes adicionais no gestor de tarefas, que facilitam saber mais detalhadamente onde e como estão a ser gastos os recursos pelo browser: se numa tab específica de determinado site, se num processo de GPU ou de áudio, ou ainda se tal se deve a uma extensão específica - que também passam a contar com informação discriminada e facilmente identificável.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)