2021/05/17

Apple Music com audio 3D de alta-qualidade

A Apple está a preparar modos de alta-qualidade para o Apple Music, incluindo áudio espacial 3D.

O serviço Apple Music não está a conseguir roubar clientela ao Spotify ao ritmo que a Apple gostaria, e por isso preparou uma série de novidades que deverão ser reveladas nos próximos dias. Entre elas teremos novos modos "lossless" de compressão sem perda de qualidade, e que poderão chegar a som de 24-bit/192KHz no modo Hi-Res lossless. Qualidade que, como se poderá imaginar, também se fará ressentir no espaço ocupado nos downloads ou nos dados gastos no streaming.

Uma música típica de 3 minutos ocupará:
  • 1.5MB com compressão máxima
  • 6MB modo de alta qualidade a 256Kbps
  • 36MB para lossless a 24-bit/48KHz
  • 145MB para Hi-Res lossless a 24-bit/192KHz
Mas a Apple prepara ainda um bónus adicional para se diferenciar dos outros serviços de streaming que também já oferecem modos de alta-qualidade sem compressão, que será o áudio espacial 3D Dolby Atmos. Áudio que irá tirar partido da capacidade de posicionamento espacial dos AirPods, que permite criar um posicionamento sonoro 3D capaz de se ajustar à posição da cabeça do utilizador. Ou seja, algo que esteja a tocar do "lado esquerdo" manterá a sua origem de som no mesmo local, mesmo que o utilizador vire a cabeça.

A questão é que isso será algo exclusivo para a utilização com iPhones e AirPods, que já seriam os mais predispostos a utilizarem o serviço Apple Music. Ao deixar de fora os utilizadores Android, poderá não ter o impacto significativo pretendido a nível de "roubar" clientes pagantes ao Spotify - que a nível da qualidade sonora poderá reagir de forma célere a esta alteração do Apple Music, e até disponibilizar músicas em Dolby Atmos (como já fazem o Tidal e Amazon Prime Music), que podem não acompanhar a cabeça dos utilizadores mas poderão ser usufruídas em todos os dispositivos que suportarem esse formato áudio, como sistemas de som em casa (muitos dos quais já têm acesso ao Spotify).

Actualização: Já é oficial, chega em Junho sem aumento de preço.

Actualização 2: Nenhum dos AirPods actuais é compatível com os modos lossless.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)