2021/05/08

Clipt da OnePlus permite fazer copy-paste entre PC e smartphone

A OnePlus tem uma ferramenta experimental - Clipt - para facilitar o processo de fazer copy-paste entre diferentes equipamentos, como smartphones, PCs, e em breve, até iPhones.

Embora o Android 10 tenha dificultado o acesso à area de transferência por motivos de segurança, isso não impediu que continuassem a ser criadas formas de permitir transferências entre dispositivos. Agora, também a OnePlus entra nessa área com o seu Clipt, por agora disponível para Android e Chrome, e com uma versão iOS prometida para breve.

O Clipt permite aos utilizadores fazerem "copiar" num equipamento e "colar" noutro equipamento associado, permitindo transferir, textos, imagens e até ficheiros - e com essa transferência a ser feita via Google Drive. A OnePlus assegura que não tem acesso aos conteúdos transferidos, e que apesar de pedir permissões de acesso ao Google Drive, só tem acesso aos ficheiros criados pelo Clipt para efeitos de transferência e nada mais.


Tal como outros serviços do género, o Clipt sofre com as limitações do acesso ao clipboard no Android, o que significa que embora um "copy" feito no PC fique disponível imediatamente no smartphone, no sentido inverso a coisa obriga a um passo extra: no Android, será preciso fazer o "copy" e fazer o "paste" no Clipt, para que esse conteúdo passe a ficar disponível no PC ou outros dispositivos que estiverem ligados à mesma conta.

2 comentários: